Prefeitura disponibiliza livros da Jornada para empréstimo

Numa iniciativa da Prefeitura, já estão à disposição da comunidade passo-fundese no Largo da Literatura e na Biblioteca Pública, os livros dos autores que estarão na Jornada.



Numa iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Universidade Popular (UP) da Secretaria de Educação (SME), já estão à disposição da comunidade passo-fundese no Largo da Literatura da praça Armando  Sbeghen e na Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski, os livros dos autores que estarão presentes na próxima Jornada Nacional de Literatura. Os interessados podem locar as obras gratuitamente.
De acordo com a secretária de Educação, professora Vera Vieira, ambos os espaços contam com os livros dos autores que virão ao município para 14ª Jornada Nacional de Literatura, 6ª Jornadinha Nacional de Literatura e para Jornight. Ela destacou que para que às obras possam ser retiradas, as pessoas devem levar o documento de identidade e o comprovante de residência para fazer uma ficha.
A coordenadora da UP, professora Maria Augusta D"Arienzo, ressaltou que o diferencial dessa ação é a preparação prévia para o evento, em que as pessoas terão a oportunidade de dialogar com o autor. Ela explicou que, locando no Largo, os usuários podem ficar dez dias com os livros, pegando emprestada uma obra por vez. “Se o interesse for por livros que não são da Jornada, as pessoas podem levar três de uma vez”, contou. Já na Biblioteca Pública, o tempo de empréstimo é menor, sete dias.
O quiosque de leitura do Largo da Literatura fica aberto de segunda à sexta-feira das 8h às 18 horas, sem fechar ao meio dia. Já a Biblioteca, além do mesmo horário de funcionamento do Largo, abre aos sábados das 8h às 11h e 30min e das 13h e 30min às 17 horas.

Curso de informática gratuito no Largo

Visando cada vez mais a promoção da leitura, a Prefeitura Municipal, em parceria com a  Universidade de Passo Fundo e a ONG Junior Chamer International – JCI Passo Fundo , também oferece um curso gratuito de informática básica no Largo da Literatura.
A secretária Vera afirmou que o objetivo é aproveitar o espaço do Largo ao máximo, oferecendo capacitação e cultura à comunidade. Esse curso é dividido em dois módulos, Alfabetização e Letramento Digital. O primeiro visa oferecer noções básicas do computador, como navegação na web e utilização do e-mail, com o foco voltado ao mercado de trabalho. Já o de Letramento tem por finalidade desenvolver competências ligadas especificamente à formação de leitores. São quatro alunos por manhã em cinco módulos, um por dia. No final do curso os alunos ainda ganham um certificado de participação.
Maria Augusta, coordenadora da UP, acrescentou que para se matricular no curso basta o interessado ir até o local que os monitores do espaço já agendarão uma data para o início da atividade.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 27 de junho de 2011.