A partir do mês de março, a alimentação das crianças na rede municipal de ensino receberá reforço especial com os produtos da agricultura familiar de Passo Fundo. Conforme a Secretária de Educação, Vera Vieira, estão sendo adquiridos para serem consumidos nos próximos quatro meses, 45 toneladas de hortifrutigranjeiros, 20 mil pés de alface e 20 mil litros de leite pausterizado tipo C.

A partir do mês de março, a alimentação das crianças na rede municipal de ensino receberá reforço especial com os produtos da agricultura familiar de Passo Fundo. Conforme a Secretária de Educação, Vera Vieira, estão sendo adquiridos para serem consumidos nos próximos quatro meses, 45 toneladas de hortifrutigranjeiros, 20 mil pés de alface e 20 mil litros de leite pausterizado tipo C. Anteriormente, desde o dia 23 de novembro de 2009, as seis escolas municipais que oferecem turno integral já vinham recebendo esses produtos diretamente da agricultura familiar. “Além dessa ação incentivar cada vez mais a agricultura familiar, a oferta de hortifrutigranjeiros está sendo ampliada na Rede, aumentando a qualidade da alimentação dos alunos”, disse ela.
O coordenador de Nutrição Escolar da Secretaria de Educação (SME), Cláudio Canal, explicou que o departamento prevê a entrega neste ano letivo de 50 toneladas de alimentos por mês nas escolas, sendo que cerca de 12 toneladas são da agricultura familiar. Ele disse ainda, que a entrega dos produtos oriundos da agricultura serão feitos pela cooperativa, diretamente nas escolas municipais, de acordo com o cronograma elaborado pela coordenadoria.
Ao total, cerca de 17 mil alunos estão sendo beneficiados com as ações da Coordenadoria de Nutrição, que variam desde o oferecimento de cardápios específicos até o treinamento dos profissionais envolvidos com o preparo dos alimentos. Canal explicou que mais de 437 mil refeições são servidas por mês, distribuídas em várias modalidades de ensino oferecidas pela secretaria: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial e no Programa Brasil Alfabetizado, além de dez escolas filantrópicas que recebem auxílio da Prefeitura Municipal.