Prefeitura realiza grande evento de Educação Inclusiva

Prefeitura realiza grande evento de Educação Inclusiva

Encerraram nesta sexta-feira, (28/11), as discussões do IV Curso de Formação de Gestores e Educadores do Programa de Educação Inclusiva “Direito à Diversidade”, oferecido pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo gratuitamente, à professores de mais de 80 municípios. Acontecendo desde segunda-feira (24), nos turnos da manhã e tarde, as atividades foram ministradas nas dependências do Instituto Educacional (IE).

O evento mais uma vez teve o objetivo de disseminar políticas educacionais inclusivas, para garantir o acesso e permanência de todas as crianças, jovens e adultos, com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino. Conferências, debates, grupo de estudos e oficinas, tiveram objetivos específicos de informar e sensibilizar os gestores e educadores participantes, subsidiar filosófica e tecnicamente o processo de transformação do sistema educacional brasileiro em sistema educacional inclusivo, além de fortalecer as ações previstas para continuidade do programa.

Segundo a diretora da coordenadoria pedagógica da Secretaria de Educação (SME), professora Maria Salete Fernandes Telles, dentro de uma nova concepção de ensino, estão atividades que favorecem o aprendizado desses alunos especiais sem tirá-los da escola. “Estamos fazendo uma reflexão do processo ensino-aprendizagem para que esses alunos possam realmente avançar no conhecimento, para tornarem-se, de fato, cidadãos”. Telles destacou ainda, que este evento de inclusão, que é realizado em parceria do Ministério da Educação (MEC), foi uma iniciativa da atual administração municipal no ano de 2005.
Dentre várias explanações de destaque, na abertura do encontro, aconteceu uma palestra do professor mestre, José Pacheco, da Escola da Ponte, de Portugal, sob o tema “Caminhos para Inclusão: Práticas em Educação Inclusiva”. Já na sexta-feira, foi a vez do também professor mestre, André Reichert, deficiente auditivo, e através de tradução simultânea de interprete, relatou toda sua experiência sobre “Surdez e Inclusão”.

Oficinas
“Um evento rico em inclusão! A Prefeitura de Passo Fundo está de parabéns por essa iniciativa”, exaltou a professora de Educação Física do Mato Grosso do Sul, Ana Lúcia Gomes, que veio mostrar sua experiência em deficiência física. A educadora ressaltou que o aluno deficiente pode participar da aula de educação física do ensino regular, sem a necessidade de ser excluído. “É claro que eles precisam de alguma adaptação, e devem participar da aula no mesmo local e com o restante dos colegas”, frisou. Ana Gomes também aconselhou, que se a deficiência for muito grave, o professor pode trabalhar com todos os alunos juntos, mas em circuito: o aluno especial faz uma atividade, e os colegas outra, tudo na mesma quadra.

Em seu trabalho, professora Ana Lúcia Gomes oferece suporte aos educadores e gestores do Mato Grosso do Sul, indo até as escolas. Na oficina oferecida em Passo Fundo, após a aula teórica, ela ministrou a parte prática mostrando ações para os professores da Rede Municipal de Ensino aplicarem com os alunos.

Esse curso de formação de gestores e educadores também ofereceu aos participantes várias oficinas em outras áreas da educação inclusiva.   
[caption id="attachment_1554" align="alignleft" width="360"]Oficina sobre deficiência física com educadora do Mato Grosso do Sul (Foto: Hermano Favero)Foto: HERMANO FAVERO[/caption]

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 28 de novembro de 2008.