Final do Oratória nas Escolas 2012 é nesta sexta-feira
É na manhã desta sexta-feira, dia 15 de junho, a final municipal do Projeto Oratória nas Escolas 2012. Finalistas de 16 escolas municipais estarão presentes. Numa promoção da ONG Junior Chamer International – JCI Passo Fundo, pelo quarto ano consecutivo, jovens de 7ª e 8ª séries vão participar, além de aprenderem técnicas de oratória, de estimularem outras potencialidades, como a capacidade de liderança e o companheirismo.
De acordo com a secretária de Educação, professora Vera Vieira, o sucesso do projeto entre alunos, pais e comunidade escolar, vem aumentando a cada ano. No primeiro ano do Projeto, em 2009, seis escolas municipais participaram, número que aumentou gradativamente. Ela salientou a oportunidade que essas escolas estão recebendo, de realizarem atividades diferenciadas, que também envolvem as famílias dos participantes, estimulando para que os pais acompanhem os filhos, em função que para ser um bom orador, os alunos devem praticar em casa.
A coordenadora do Projeto em 2012, Gabriele de Oliveira da Silva, explicou que o projeto Oratória nas Escolas consiste no estímulo ao estudo e reflexão sobre temas de preocupação mundial, tais como segurança, saúde, cidadania, paz, justiça, economia, meio ambiente e educação. “Jovens estudantes, que são o futuro das nações, podem assim, formar uma consciência crítica em relação a estes temas”, disse ela.
Além disso, o projeto estimula a prática de falar em público, onde é possível desenvolver habilidades como a comunicação, a extroversão, o poder de persuasão e a consciência crítica, competencias essas fundamentais também para diferenciar-se no mercado de trabalho.
A coordenadora ressaltou que o tema deste ano é “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e JCI – Um mundo melhor é possível!”. Ela detalhou que em setembro de 2000, na Cúpula do Milênio promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), líderes das grandes potências mundiais e chefes de Estado de 189 países, entre eles o Brasil, discutiram a gravidade do estado social de muitos países do mundo e definiram 8 objetivos que apontam para ações em áreas prioritárias. Tais objetivos, chamados de Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, apresentam metas detalhadas em indicadores, que devem ser alcançadas até 2015. Foram definidos 18 metas e 48 indicadores para determinar os objetivos.
As escolas municipais que integram o projeto este ano são: Arlindo Luis Osório, Arlindo de Souza Mattos, Arno Otto Kiehl, Benoni Rosado, Coronel Lolico, Cohab Secchi, Dom José Gomes, Daniel Dipp, Escola do Hoje, Etelvina Rocha Duro, Profª Helena Salton, Jardim América, Santo Agostinho, Santo Antônio, Senador Pasqualini, e Wolmar Salton. O aluno campeão da etapa municipal se classifica para a fase regional, em que o vencedor é encaminhado a final nacional do projeto.
O evento será no Portal da Linguagens, na UPF, a partir das 8h30.