Nomeado o Conselho Consultivo da Universidade Popular

Nomeado o Conselho Consultivo da Universidade Popular

O prefeito Airton Dipp nomeou na manhã desta segunda-feira, 16-06,  os integrantes do Conselho Consultivo da Universidade Popular (UP), um dos principais projetos da administração Dipp/Corrallo na área de educação. Representando a prefeitura Municipal, foi nomeado como titular Paulo Roberto Magro e como suplente Cínara Bernardelli, representando a Acisa, o titular Carlos Renato Lanz Petiz e suplente Plínio Panasollo, representando a Uampaf, o titular Saul Spinelli e suplente Izabel Lopes e representando a Secretaria Municipal de Educação (SME) a titular Jalila Assis Patussi e como suplente Catia Benvenuti.

A Universidade Popular é um projeto de educação inovadora, implementado pela Prefeitura Municipal em 2005, e hoje já atende 4.800 estudantes nos  diversos programas que oferece. De acordo com o secretário de Educação Alcides Guareschi, a UP foi desenvolvida para aquelas pessoas que "não tiveram oportunidade de um estudo completo e ainda não têm oportunidade de emprego por esse motivo". O prefeito Airton Dipp esclareceu que a UP foi uma conquista da atual administração e veio para levar mais conhecimento a quem não teve condições de cursar uma escola regular.Este projeto, lançado pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo, surgiu como resposta ao desejo de muitas pessoas, jovens e adultos, principalmente dos bairros, de ter novas oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional, completou Dipp. O município de Passo Fundo já mantém uma rede significativa de escolas convencionais, mas a partir de 2005 o atual governo tomou a iniciativa de criar a Universidade Popular. Para a administração Dipp-Corralo,  essa iniciativa representa um compromisso social e político, de ajudar a construir uma sociedade mais democrática, oferecendo igualdade de oportunidades aos homens e mulheres que ficam fora da escola convencional, ou que abandonaram, e querem recuperar o tempo perdido.

Programas oferecidos:
A UP oferece um conjunto de programas e ações, definido com a participação de associações e bairros. As modalidades de atuação inicialmente oferecidas são as seguintes: Programa Brasil Alfabetizado; Programas de Capacitação para o Trabalho; Programa de Educação de Jovens e Adultos; Programa de Alfabetização Tecnológica; programa de Formação Específica; Programa de Formação Cultural e Programa de Formação de Leitores, através do Ônibus Biblioteca “O Fabuloso”, Programa Pré-Vestibular Popular.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 16 de junho de 2008.