Fórum abordou “O desafio da qualidade na educação municipal”

Fórum abordou “O desafio da qualidade na educação municipal”

“O desafio da qualidade na educação municipal” foi tema principal do Fórum Municipal de Educação encerrado sexta-feira (11), na sala de eventos do Bourbon Shopping. O Fórum discutiu a qualidade do ensino oportunizando espaço para mais de mil educadores debaterem idéias e viverem experiências inovadoras em educação pública, através de conferências e oficinas.

Na quinta-feira (10), o professor de pós-graduação em Educação da UNISINOS, Euclides Redin, palestrou com o tema “O Professor, sujeito do processo de qualidade”. Segundo Redin o professor é o ";pilar chave"; de uma proposta séria de educação. “Às vezes, o educador é o grande esquecido da escola, se fala em métodos, teorias e táticas, e ele é marginalizado, não é lembrado. É construída uma imagem negativa, principalmente em cima de professores comprometidos com transformações sociais”. Redin disse que a culpa é atribuída somente a eles.

Logo após, a coordenadora do escritório Antena da UNESCO no RS, professora Marisa Timm Sari, falou sobre ";Os principais desafios da educação municipal";.

“Ensino Fundamental, Educação Infantil, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e qualificação da gestão municipal”, são os maiores desafios na visão da educadora.

Encerrando os encontros do dia, a educadora da UNISINOS, Flávia Obino Werle, debateu o “Plano Municipal de Educação”. Para Flávia, o plano deve apenas se articular com ações de âmbito nacional e estadual, “eu rejeito as proposições de que um plano municipal de educação decorra de um nacional, ou estadual, deve ser elaborado de acordo com a necessidade apontada na comunidade onde ele será inserido”.

Sob o tema “Qualidade na Educação Municipal”, o professor da Associação de Educação Católica do Rio Grande do Sul, Danilo Gandin, encerrou as conferências explicando que é insuficiente as crianças e adolescentes terem boa qualidade técnica, sabendo logarítimos ou regras de gramática, segundo ele, o ensino precisa assumir dimensão política, “os jovens devem compreender qual sua situação no mundo, precisam estar munidos de instrumentos para sua participação na sociedade”.

A iniciativa do evento é da prefeitura municipal, através da Secretaria de Educação.

Painel de relato de experiências

Também na manhã de sexta-feira (11), desenvolveu-se um Painel de relato de experiências. A Secretaria Municipal de Educação do município de Canela explanou sobre a Escola em Tempo Integral, sistema efetivo há três anos em suas duas escolas municipais, “salientamos aos educadores o que está dando certo lá ” contou a professora municipal de Canela, Janete Oliveira da Silva Santos.

A Escola Municipal de Passo Fundo, Irmã Maria Catarina, contextualizou o educandário, apresentando pontos negativos e positivos, “apesar das dificuldades de trabalhar em uma escola de periferia, é feito um trabalho de qualidade” frisou a professora Vânia Maria Bassi Vedana. A 7a CRE, realizou a plenária sob o tema “Escola Aberta”.

Oficinas

O Fórum também ofereceu diversas oficinas em diferentes segmentos para professores, pais e alunos. Na oficina “Formando Lideranças”, direcionada aos alunos do Sistema Municipal de Ensino, o secretário municipal da juventude do município de Porto Alegre, Mauro Zacher, conversou com os adolescentes sobre a importância deles na sociedade brasileira, “o jovem precisa se organizar e ir em busca de suas conquistas, não esperando pelo estado ou município”.

O prefeito municipal, Airton Dipp, que acompanhou oficina de Mauro Zacher, enfatizou que sem o debate democrático e a definição de caminhos, dificilmente será atendido o objetivo de incluir todos os alunos na escola com qualidade.

Também foram realizadas mais 12 oficinas: Educação Infantil (Adriana Bragagnolo), Ensino Fundamental de 9 anos (Secretaria Municipal de Lajeado), Educação de Jovens e Adultos (Lorita Oliveira), Escola em Tempo Integral (Rosimar Esquinsani), Formação Continuada de Professores (Flávia Caimi), Gestão na Educação Municipal (Danilo Gandin), Educação Inclusiva (Cheila Schroer), Musicalização para Professores (Suelena Borges), Educação Física Escolar (Luciano Santos), Arte Fora da Escola (Clarissa Menezes), Canções de Cantar e Contar (Maikel Luz) e Escola e Família (Ginez Campos).

As contribuições do Fórum serão aproveitadas pelas escolas e pela Secretaria Municipal de Educação(SME), para o planejamento da educação municipal.


Danilo Gandin falou sobre a qualidade na educação municipal.


Crianças escutaram as palavras de Mauro Zacher com atenção.


Prefeito Dipp participou da oficina de Mauro Zacher.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 14 de novembro de 2005.