Prêmio Inovação em Gestão Educacional é aplicado na qualificação da UP

A Universidade Popular, criada no início da administração do prefeito Airton Dipp, lançou nesta quarta-feira, a execução do Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2008.



A Universidade Popular, criada em 2005, no início da administração do prefeito Airton Dipp, lançou  nesta quarta-feira, a execução do Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2008, conferido pelo Ministério da Educação. A Universidade foi criada sob o comando do então secretário de educação do município, Pe. Elydo Alcides Guareschi, que palestrou durante o lançamento da programação.
O prêmio  foi concedido a UP por ser um exemplo de iniciativa com impactos efetivos na inclusão social e educativa de jovens e adultos, possibilitando o acesso ao sistema educacional, aos bens culturais e ao mundo do trabalho, com  respeito à diversidade. Para Maria Augusta D"Arienzo, coordenadora da UP, o prêmio comprova a qualificação do ensino municipal e o empenho da administração em levar educação de qualidade a todos os jovens de Passo Fundo, oportunizando cursos em várias áreas que necessitam de demanda profissional.
No intuito de qualificar e dar continuidade às suas práticas e reafirmar seu papel na democratização do conhecimento, a Universidade Popular fará uso do recurso para promover  o  “Projeto de Formação Continuada”, culminando com o Seminário de Educação Popular para todos os agentes que atuam junto a Universidade Popular.
A secretária de Educação Vera Vieira salientou: “Transformar pela educação sempre foi um dos principais desafios e uma meta da administração Dipp/Cecconello, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos passo-fundenses”.
 A UP surgiu como um projeto inovador de educação popular, voltado à formação de jovens e adultos, homens e mulheres, que não têm acesso à educação e aos bens culturais.
O Município de Passo Fundo, que oferece uma rede significativa de escolas de educação formal: educação infantil (26), ensino fundamental (38) e educação especial (1), tomou a decisão política de investir com mais força na educação de jovens e adultos em vulnerabilidade social nos últimos sete anos.
A Formação Continuada terá 6 cursos destinados a todos os agentes que atuam na UP, com 40 horas cada. Entre eles estão o Seminário de Educação Popular, a criação do site da UP e um livro que será publicado no final da formação.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 12 de abril de 2012.