Ynari, a menina das cinco tranças é o livro do mês.

O livro Ynari, a menina das cinco tranças, conta a história de uma menina de cinco tranças que tinha muita vontade de conhecer as palavras do mundo.



“Era uma vez uma menina que tinha cinco tranças lindas e se chamava Ynari. Ela gostava muito de passear perto da sua aldeia, ver o campo, ouvir os passarinhos, e sentar-se junto à margem do rio.” O livro Ynari, a menina das cinco tranças conta, através de uma linda narrativa, a história de uma menina de cinco tranças que tinha muita vontade de conhecer as palavras do mundo. Certo dia, Ynari conheceu um homem muito pequeno que morava em uma aldeia distante da sua onde moravam seres mágicos que eram pequenos por fora mas imensamente grandes por dentro. Na sua jornada, Ynari descobriu que as cinco aldeias que faziam parte do seu mundo estavam em guerra, todas querendo ter o que as outras possuíam. Foi então que a menina usou as suas cinco tranças e deu aos povos as palavras que lhes faltavam, mostrando que as crianças, com toda a sua ternura, possuem o poder de transformar ideias e acabar com as guerras do mundo. Quando indagado pelos alunos que participaram do Livro do Mês, o autor Ondjaki explicou que acredita no fato de todas as crianças serem como flores e ele buscou representar isso na menina Ynari.
    Ndalu de Almeida, autor do livro e popularmente conhecido como Ondjaki, nasceu na cidade de Luanda na Angola e mora há cinco anos no Brasil. Autor de outros livros que vêm sendo traduzidos em vários países, ele falou com os 360 alunos sobre essa magia da leitura, “acho bonito isso que o livro tem de criar pontes. É uma história de Angola que vocês estão lendo aqui, em Passo Fundo.”
    O projeto Livro do Mês é uma promoção da Prefeitura Municipal através da Universidade Popular (UP) da Secretaria de Educação (SME), juntamente com a Universidade de Passo Fundo e tem o objetivo de formar novos leitores e de  aumentar o índice de leitura em Passo Fundo. Nesta manhã, 25, estiveram presentes no SESC os alunos das escolas municipais Cel. Sebastião Rocha, Escola do Hoje, Georgina Rosado, Irmã Maria Catarina, Leão Nunes de Castro e, pela primeira vez participando do evento, a Escola de Autistas Professora Olga Caetano Dias. Os alunos, que realizaram a leitura do livro como trabalho didático, puderam saber mais sobre a vida do autor, além de  fazer perguntas sobre a obra e terem seus exemplares autografados.
    A professora Lussani Stivanin salientou que admira o evento: “acredito que enriquece o trabalho e o conhecimento dos alunos, além de instigar a leitura.” Já a aluna Andressa Loblein disse que gostou muito do autor e do livro e ao ser indagada do porquê respondeu “porque conta a história da menina das cinco tranças.”
    A coordenadora da Universidade Popular, Maria Augusta D"Arienzo, aproveitou a ocasião para convidar os professores e as escolas a participarem da Conferência com o Frei Beto que vai acontecer no SESC e no Centro Cultural Notre Dame Menino Jesus no dia 02 de maio e pediu para as escolas incluírem os seus projetos de leitura no Plano Municipal do Livro de Passo Fundo. “Esta questão da leitura é um compromisso de todos nós”, completou.   
    Com um clima mágico que se estendeu por todo o encontro no Teatro do SESC nesta terça-feira, o autor Ondjaki recebeu homenagens dos alunos e discursou sobre diversos assuntos instigando ainda mais a curiosidade e a leitura nos jovens. Ao ser indagado sobre a sua idade ele respondeu: “eu não sei quantos anos tenho porque nós não somos a mesma pessoa todos os dias. Quando nós lemos muito, nós adquirimos outras experiências e assim nós crescemos.” Ele ainda ressaltou que os estudantes de Passo Fundo têm a oportunidade de ler muito e destacou: “vocês vão ver que a leitura traz novas coisas e que com ela vocês vão aprender a ver o que antes não viam.”  

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 26 de abril de 2012.