SME inicia ano letivo projetando ações prioritárias para 2006

SME inicia ano letivo projetando ações prioritárias para 2006

A Secretaria Municipal de Educação (SME), inicia o ano letivo de 2006 com a meta de implantar ações inovadoras na educação municipal, uma das prioridades da administração Dipp/Corralo.

Segundo o secretário municipal de Educação, Alcides Guareschi, a SME, no primeiro ano da gestão, concentrou-se nas atividades das escolas e do seu cotidiano, avaliando e preparando ações e projetos a serem implantados a partir de 2006. “Entramos agora na fase de consolidação”, salientou.

As aulas do Sistema Municipal iniciam no dia 1º de março para os professores, e 02 para os alunos. Na educação infantil a SME atenderá 3.338 crianças, no Ensino Fundamental 12.330, na Educação Especial 26, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) 799, e nos cursos profissionalizantes 1.595.

Dentre as principais ações para 2006 destacam-se as seguintes:

A escola em tempo integral

No dia 04 de março está prevista a inauguração, pelo o prefeito municipal, Airton Dipp, da primeira escola em tempo integral, “o modelo da escola em tempo integral elaborado pela SME, busca adequação à realidade das escolas municipais, considerando as necessidades da população dos bairros” ressaltou Dipp.

A experiência inicia na Escola Cel. Sebastião Rocha, situada no bairro Valinhos, onde vive uma população desfavorecida, em condições precárias de saúde e educação.

Na escola de tempo integral a criança permanece na escola o dia inteiro, com atividades educativas, esportivas e culturais, contando com quatro refeições diárias.

Em caráter experimental, o projeto propõe a instalação em dois educandários em 2006.

Alfabetização de adultos

O analfabetismo em Passo Fundo apresenta dados alarmantes. Segundo o IBGE, o município tem mais de 6.000 analfabetos na faixa dos 25 a 60 anos. A administração Dipp/Corralo vai lançar uma ação alfabetizadora de forte impacto, com a meta de eliminar o analfabetismo de adultos no prazo de 3 ou 4 anos.

Esse projeto conta com a cooperação do Governo do Estado, os Clubes de Rotary, e ainda, da Universidade de Passo Fundo (UPF), na preparação dos professores.

“É um projeto de parcerias. Empresas de Passo Fundo já manifestaram o interesse de participar, alfabetizando os funcionários analfabetos”, enfatiza o secretário Guareschi.

Inclusão Digital

No ano de 2005 foi apresentado ao Ministério de Ciência e Tecnologia o projeto dos Centros de Inclusão Digital. Contando com o apoio decisivo do deputado federal Beto Albuquerque, os recursos já foram recebidos e está sendo procedida a licitação para aquisição dos equipamentos para 10 escolas municipais.

Este projeto tem um caráter inovador ,porque os laboratórios de informática estarão abertos gratuitamente à comunidade, à noite, em fins de semana, ou nas férias.

Universidade Popular

Lançado em 2005, o projeto despertou a curiosidade da população de jovens e adultos interessados no acesso aos conhecimentos e tecnologias.

Já começaram a funcionar cursos de capacitação para o trabalho ou cursos profissionalizantes. O Centro Profissionalizante Manoel Cháo Alonso, pertencente à Prefeitura, será integrado à UP e terá ampliação de sua oferta. Outros programas de cursos e oficinas serão abertos nos primeiros meses de 2006, nas áreas da alfabetização, da educação de jovens e adultos, e de formação cultural. Em parceria com a UPF, será lançado o Pré-vestibular Popular, esperando-se em 2006 uma clientela de 2.000 participantes nos cursos e oficinas.

Cefet

A SME está oferecendo sua colaboração no apoio técnico ao projeto do Centro Federal de Formação Tecnológica (Cefet), do MEC, juntamente com a Unidade do CEFET de Pelotas, conforme ato de instalação, no dia 16 de fevereiro, na Câmara Municipal de Vereadores. Abre-se assim, mais uma oportunidade de formação para jovens interessados na preparação para o trabalho. A seleção dos candidatos obedecerá critérios estabelecidos pelo MEC. Já em 2006, está previsto um curso de qualificação na área da construção civil. Em 2007 começam os cursos técnicos.

Formação continuada dos professores

Este programa é prioritário dentro da política de melhoria da qualidade da educação municipal. O prefeito Airton Dipp acabou de aprovar um auxílio às escolas, chamado “repasse pedagógico”, visando o aperfeiçoamento dos professores em serviço. O secretário de Educação, disse que outras atividades estão planejadas, valorizando propostas vindas das escolas e dos professores municipais.

Plano Municipal de Educação

O Plano Municipal de Educação, exigência de lei federal, será elaborado agora. O prefeito Dipp já indicou a Comissão Especial do Plano, que conduzirá a discussão, seja nas escolas, seja na comunidade. A intenção é enviar o Plano à aprovação da Câmara Municipal de Vereadores no segundo semestre de 2006.

Educação Infantil

Depois da inauguração de duas novas Escolas de Educação Infantil, uma no loteamento Leonardo Ilha, chamada Cantinho Feliz, que atende 106 crianças, e outra na Vila Fátima, denominada Estrela da Manhã, com 122 crianças, a SME, diante da crescente demanda, elaborou um Plano de Expansão da Educação Infantil, com a definição de duas políticas básicas: uma, de administração e sustentação diretamente pelo município. A outra, por meio de convênios com entidades comunitárias e filantrópicas.


E.M.E.F Cel. Sebastião Rocha funcionará em turno integral.


Escolas de educação infantil continuaram atividades normalmente nas férias.


Cresce a procura por cursos profissionalizantes.


10 escolas disponibilizarão de laboratórios abertos à comunidade.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 22 de fevereiro de 2006.