Prefeitura realiza melhorias nas escolas para o início das aulas

Com uma rede municipal que atende mais de 18,3 mil alunos, distribuídos em 75 escolas, a Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), intensificou desde janeiro uma […]

Com uma rede municipal que atende mais de 18,3 mil alunos, distribuídos em 75 escolas, a Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), intensificou desde janeiro uma série de ações de manutenção, reformas e melhorias na estrutura das unidades escolares. O objetivo é garantir mais segurança, conforto e qualidade no retorno às aulas, marcado para o dia 18 de fevereiro no Ensino Fundamental e 19 de fevereiro na Educação Infantil.

Os serviços começaram ainda no encerramento do último ano letivo e incluem limpeza de caixas d’água, roçadas, dedetização, manutenção predial, melhorias em quadras esportivas, além de intervenções no entorno das escolas, como repintura de faixas de segurança e reforço na sinalização de trânsito.

As ações seguem um cronograma coordenado pela SME, em parceria com a Secretaria de Serviços Gerais e empresas contratadas.
Entre as principais intervenções em andamento estão:
• Pintura das EMEFs Arlindo de Souza Mattos e Professora Helena Salton;
• Reforma da parede do ginásio da EMEF São Luiz Gonzaga;
• Reforma da cozinha e do refeitório da EMEI Vovó Nelly;
• Reforma Geral da EMEI Fadinha
• Reforma de banheiros e melhorias de acessibilidade na EMEF Notre Dame;
• Construção de rampa de acessibilidade na EMEF Romana Gobbi;
• Demolição de anexo e ampliação da EMEF Coronel Lolico;
• Reforma de calçada externa na EMEI Osório;
• Cercamento e passeio público na EMEF Antonino Xavier;
• Cercamento da EMEI Raio de Luz.

Conforme o secretário municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, além das manutenções de rotina, a rede conta com obras estruturais de maior porte. “Estamos trabalhando desde o fim do ano passado para que cada escola esteja preparada para receber nossos alunos com segurança, conforto e qualidade. Hoje temos cerca de 30 obras de médio e grande porte em andamento, além das manutenções permanentes. Nosso compromisso é oferecer ambientes adequados para o aprendizado e valorizar toda a comunidade escolar”, destacou o secretário.

Novas vagas e novas escolas
Nos últimos anos, o município ampliou significativamente a oferta de vagas na Educação Infantil, com crescimento de aproximadamente 2.500 novas matrículas, resultado da construção e ampliação de escolas.

Atualmente, duas unidades estão em construção — a EMEI Victor Issler/Cidade Nova e a EMEI do bairro César Santos — e outras duas estão em fase de projeto, como a nova EMEF do bairro Petrópolis e o novo prédio da EMEI José Antônio Falcão, na São Luiz Gonzaga. Também foi assinada a ordem de serviço para a construção da EMEI do bairro José Alexandre Zachia, que deverá atender cerca de 150 crianças.

Para o prefeito Pedro Almeida, os investimentos refletem a prioridade dada à educação no município. “Educação é a base do desenvolvimento da cidade. Investir na estrutura das escolas, ampliar vagas e qualificar nossos profissionais é garantir oportunidades para as crianças e tranquilidade para as famílias. Estamos trabalhando para que cada aluno encontre um ambiente acolhedor e preparado para aprender”, afirmou.

Transporte e alimentação escolar
Para garantir o acesso às aulas, a SME disponibilizará aproximadamente 90 linhas para o transporte diário dos estudantes de diferentes regiões do município.
A alimentação escolar também é prioridade. Cerca de 18 mil alunos são atendidos diariamente com refeições preparadas, em sua maioria, com produtos fornecidos pela agricultura familiar local. Aproximadamente 70 toneladas de alimentos são utilizadas ao mês no preparo das refeições nas escolas municipais.

Professores e formação continuada
A rede municipal iniciou o ano letivo com reforço no quadro de profissionais. Recentemente, foram nomeados 60 novos professores. Desde 2021, já são 550 nomeações, totalizando 1.227 docentes em atuação.
A abertura oficial do ano letivo ocorreu nesta terça-feira (9), com a palestra “Excelência: o hábito de entregar o máximo”, ministrada pelo professor Dr. Clóvis de Barros Filho. Nos dias seguintes, os educadores participam de atividades formativas e momentos de planejamento pedagógico nas escolas e na Universidade de Passo Fundo (UPF), preparando o acolhimento de crianças e adolescentes para o retorno às aulas.