Alunos irão visitar o evento, trocar vales-livros e participar de atividades culturais voltadas à formação de leitores
A 37ª Feira do Livro de Passo Fundo, que ocorre de 1º a 9 de novembro, será também um espaço de vivência literária para os estudantes da Rede Municipal de Ensino. Em todos os dias do evento, alunos de diferentes escolas estarão presentes trocando seus vales-livros, participando de apresentações de contação de histórias e teatro, e conhecendo autores, em uma programação voltada à valorização da leitura e da cultura.
O transporte dos estudantes até o Espaço Roseli Doleski Pretto é garantido pela organização da Feira, contemplando cerca de 2.000 alunos, aproximadamente 200 por turno, além das escolas que se mobilizaram com transporte próprio para participar das atividades.
Para o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, a presença dos alunos reforça o papel da escola como mediadora entre o conhecimento e as experiências culturais da cidade. “A Feira do Livro é uma oportunidade de ampliar o vínculo com a literatura e de transformar o hábito da leitura em uma prática prazerosa e cotidiana. Neste ano, o movimento cultural em torno da feira reforça o compromisso do município com a alfabetização na idade certa, etapa essencial para garantir o direito de aprender.”, destacou Adriano.
Além da participação direta na Feira, a Secretaria Municipal de Educação tem fortalecido ações permanentes de incentivo à leitura dentro das escolas, para alunos do 4º ao 9º ano e cujo foco não é alfabetização, mas redução das desigualdades. Entre as iniciativas estão a ampliação e qualificação dos espaços de leitura, a potencialização do uso das sacolas literárias da Biblioteca Pública Municipal, a criação de clubes de leitura interescolares, grupo de contadores de história de alunos da rede e o estímulo ao projeto “Identificando Talentos”, que incentiva os alunos a escrever, criar e expressar-se por meio da literatura.
Com o tema “Tecendo histórias com linhas para o futuro”, a Feira do Livro deste ano celebra o livro como elo entre gerações e como ferramenta de transformação. A proposta reforça o compromisso de Passo Fundo com a educação e com o papel formador da leitura na construção de uma sociedade mais criativa e conectada com o conhecimento.
Realizada pela Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e pela Academia Passo-Fundense de Letras (APL), a Feira do Livro é considerada um dos principais eventos culturais da cidade.