O prefeito Pedro Almeida realizou, nesta terça-feira (19), uma série de reuniões com os diretores e diretoras das escolas da rede municipal de ensino. O encontro teve como objetivo alinhar informações, esclarecer […]

O prefeito Pedro Almeida realizou, nesta terça-feira (19), uma série de reuniões com os diretores e diretoras das escolas da rede municipal de ensino. O encontro teve como objetivo alinhar informações, esclarecer pontos debatidos recentemente pelo Executivo e reforçar o compromisso da gestão com a valorização dos profissionais da educação.
“Este diálogo direto com as lideranças das escolas reafirma o compromisso da administração municipal com a qualidade do ensino e com a valorização dos profissionais que atuam diariamente na formação dos nossos estudantes”, afirmou o prefeito. Ele observou que, ainda neste mês, começará nova rodada de visitas às escolas para receber as demandas específicas de cada uma delas. Lembrou que o grande pacote de obras executado pela Prefeitura em todas as escolas está sendo concluído e novas ações de melhorias serão programadas.
Entre os principais assuntos em pauta na reunião estiveram a apresentação dos avanços alcançados nos últimos cinco anos, como a ampliação do quadro de professores, monitores, auxiliares e servidores de apoio, além do reconhecimento do desempenho da rede com o melhor IDEB da história nos anos finais.
O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, destacou que o diálogo é fundamental para manter a construção coletiva da educação pública em Passo Fundo. “Nos últimos cinco anos tivemos importantes avanços, com mais professores, monitores e servidores de apoio, além de investimentos que qualificaram o ensino. Agora, seguimos próximos das escolas para ouvir suas demandas e construir, junto com cada comunidade, os próximos passos da nossa rede”, afirmou.
O prefeito também abordou temas relacionados ao Projeto de Lei Complementar nº 18/2025, que trata da gratificação para coordenadores pedagógicos e professores que atuam na educação especial. Outro destaque foi a valorização salarial, com explicações sobre a aplicação dos recursos do Fundeb e o esforço da Prefeitura para complementar despesas com recursos próprios.