Centro Pós-Covid de Combate à Desigualdade Educacional realiza mais de 36 mil atendimentos em três anos

A Prefeitura criou, há três anos, o Centro Pós-Covid de Combate à Desigualdade Educacional, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), com o objetivo de enfrentar os impactos da pandemia da Covid-19 […]

A Prefeitura criou, há três anos, o Centro Pós-Covid de Combate à Desigualdade Educacional, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), com o objetivo de enfrentar os impactos da pandemia da Covid-19 na aprendizagem e no desenvolvimento dos estudantes. Desde sua inauguração, em 3 de maio de 2022, o espaço soma 36.386 atendimentos até abril de 2025, beneficiando diretamente 2.721 estudantes da Rede Municipal de Ensino.

Para o Secretário Municipal de Educação, professor Adriano Canabarro Teixeira, “o Centro Pós-Covid desenvolveu um papel muito importante logo após a pandemia, mas consolidou-se como mais um importante serviço da prefeitura para a qualificação da aprendizagem de nossas crianças e jovens, tanto que por determinação do prefeito Pedro, aconteceu a ampliação dos serviços e da capacidade do atendimento”, ressalta Teixeira.

Conforme a coordenadora do Centro, professora Rochele Tondello da Silva, mestre em Educação e docente efetiva da Rede Municipal, o espaço surgiu a partir da necessidade concreta observada nas escolas após o retorno presencial. “Percebemos dificuldades persistentes nos estudantes, como atrasos motores, desafios de socialização, medos, traumas e lacunas na alfabetização. Era necessário ir além da intervenção pedagógica tradicional e criar um espaço com especialistas capazes de apoiar as escolas e as famílias nesse processo”, explica.

Atendimento especializado e acolhedor
Atualmente, o Centro conta com uma equipe multiprofissional que oferece atendimento em diversas áreas: apoio pedagógico, psicomotricidade, estimulação precoce, serviço social, fisioterapia, psicologia, arteterapia, sala de altas habilidades e atuação integrada com a Rede de Apoio à Escola - RAE. Os atendimentos ocorrem no turno inverso ao da escola, com presença do responsável e mediante encaminhamento formal pelas unidades de ensino, que anexam autorização familiar e parecer pedagógico indicando a necessidade.

O perfil dos estudantes atendidos é composto por crianças e adolescentes cujas escolas realizaram intervenção interna, mas que ainda enfrentam obstáculos importantes no processo de aprendizagem. “O Centro entra como um braço da escola, um reforço, para garantir que o estudante tenha condições de aprender e se desenvolver em todas as suas potencialidades. Também ajudamos a família a compreender o papel dela nesse processo”, reforça Rochele.

Experiência nas escolas
Para a diretora da Escola Municipal Etelvina Rocha Duro, Elisângela Stoco, que acompanhou o início do Centro quando ainda atuava como coordenadora pedagógica, o projeto trouxe uma transformação concreta para a rotina escolar. “Quando o Centro começou, eu estava coordenadora pedagógica da escola e foi uma oportunidade para nós, quantos professores, quantos gestores, de ter essa proximidade, de auxiliar as famílias no diagnóstico, muitas vezes, ou até mesmo identificar as situações que acontecem com nossos alunos, com as nossas crianças e adolescentes. Ter esse contato próximo de você perceber dentro da escola, dentro da sala de aula, conversar com as famílias, ofertar esse atendimento, esse diagnóstico, e fazer esse encaminhamento acontecer de uma forma rápida e eficiente é muito importante para as nossas crianças, para as nossas comunidades e para o aprendizado — que é isso que nós buscamos: o conhecimento, o aprendizado das nossas crianças e adolescentes nas escolas”, destacou.

Parcerias e integração com políticas da SME
Além do atendimento direto, o Centro Pós-Covid atua como assessor metodológico das escolas, auxiliando professores e equipes diretivas a construírem planejamentos mais inclusivos, acolhedores e efetivos. O trabalho está diretamente integrado com outros programas e projetos da Secretaria Municipal de Educação, como a Escola das Profissões e o Prisma, contribuindo para ampliar oportunidades educacionais em todas as áreas de interesse dos estudantes.

Inclusão com acessibilidade
Com o compromisso de garantir acesso e permanência, o Centro oferece crédito no cartão do transporte coletivo para que o responsável possa acompanhar o estudante aos atendimentos. Também é fornecido lanche ao final das sessões, promovendo acolhimento e bem-estar.

Política pública consolidada
Com atendimentos semanais a cerca de 150 estudantes e seus familiares, o Centro tem demonstrado resultados concretos e relevância crescente. Para a coordenadora pedagógica, a continuidade e a ampliação da proposta são urgentes. “Hoje, sabemos o quanto esse espaço é necessário para dar suporte às escolas e às famílias. É um lugar que respeita o tempo e a condição de cada criança, acreditando que todos têm potencial. O que precisamos é continuar investindo nesse olhar especializado, que aponta caminhos, dá sentido e transforma realidades”, finaliza.