A cerimônia marca o encerramento do primeiro semestre de 2024 da Escola das Profissões, que tem como compromisso a qualificação profissional e já atendeu mais de quatro mil e quinhentos jovens e adultos, em seus dois anos de funcionamento

A Escola das Profissões da Prefeitura de Passo Fundo realizou, nesta quinta-feira (20), a cerimônia de encerramento dos cursos profissionalizantes nas áreas de comércio e serviços, educação, tecnologia, saúde, estética, gastronomia, têxtil e indústria. O evento marcou a formatura de 576 alunos que concluíram seus cursos no primeiro semestre de 2024, conquistando mais um passo rumo à qualificação profissional e ao mercado de trabalho.
O programa tem se mostrado um sucesso, pois desde sua criação, já qualificou mais de quatro mil e quinhentos jovens e adultos, além de participar do Programa de Tempo Integral da rede Municipal de Ensino, atendendo diariamente mais de 100 crianças através do projeto Profissionais do Futuro.
O Prefeito Pedro Almeida reforçou o compromisso da administração municipal com a educação e a qualificação profissional. “Hoje celebramos a conquista desses novos profissionais, mais capacitados e confiantes para ingressar no mercado de trabalho e contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade. Este é apenas o começo de uma trajetória brilhante. Continuem se dedicando e buscando conhecimento, pois é ele que transforma sonhos em realidade”, concluiu.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira, destacou a importância do programa para o crescimento econômico local. “A Prefeitura de Passo Fundo, através da Escola das Profissões, reafirma seu compromisso com o desenvolvimento profissional da comunidade, preparando cidadãos mais capacitados e confiantes para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e construir um futuro promissor para a cidade”, frisou.
Oliveira ainda destacou a preocupação da gestão com a inserção dos formandos no mercado de trabalho após a qualificação. “A Escola das Profissões atua como um tripé. Ela representa a política pública e o poder público, forma e qualifica o aluno, e conta com o mercado, representado pelas empresas que reconhecem o trabalho da Escola das Profissões e contratam os profissionais qualificados por ela”, ressalta o secretário.
Já o Secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, ressaltou o papel consolidador da Escola das Profissões no âmbito das Cidades Educadoras. “A Escola das Profissões foi a primeira das 6 Escolas Públicas voltadas à formação de todos os cidadãos de todo o território. Ela fortalece o objetivo constante de uma Cidade Educadora que envolve aprender, inovar e partilhar sempre e para todos. Tal direcionamento torna a cidade mais segura e digna para seus habitantes”, afirmou.
O evento também homenageou empresas parceiras que têm sido fundamentais na oferta de oportunidades de aprendizagem prática e orientação profissional aos alunos. As empresas receberam reconhecimento no palco, simbolizando a colaboração essencial entre o setor público e a iniciativa privada para o sucesso do programa.
Ana Luisa, responsável pela internacionalização na Atitus Educação, destacou a importância da parceria com a Prefeitura Municipal. “Estamos muito felizes com essa parceria que deu super certo junto com a Prefeitura Municipal. Através disso e da Escola das Profissões, nossos alunos de Honduras puderam ter um curso gratuito de português e assim melhorar o seu desempenho acadêmico na nossa instituição”, aponta Ana.
Angélica Carranza, aluna do curso de Português para Estrangeiros, expressou sua gratidão pela oportunidade. “Sou hondurenha, estou estudando na Atitus, estou fazendo medicina veterinária e agora estou aprendendo a falar um pouquinho melhor português graças à Escola das Profissões”, destacou Angélica.
Andrei Oliveira, proprietário do restaurante La Parilla, junto com sua esposa Juliane, também ressalta as oportunidades de qualificação de seus colaboradores, através dos cursos e da parceria com a Escola das Profissões. Marina Ferreira, cozinheira do restaurante e aluna do curso de Gastronomia, falou sobre a influência em sua carreira das aprendizagens que teve na escola: “Comecei a fazer o curso para melhorar minha atuação no restaurante. Gostei bastante e pretendo evoluir ainda mais”, declarou Marina.
O ponto alto da noite foi a entrega dos certificados aos formandos, divididos por cursos. Professores e alunos subiram ao palco em um momento de grande emoção e orgulho. Cursos como Assistente de Logística, Assistente Administrativo, Cuidador de Idosos, Gastronomia, Informática Básica, entre outros, foram contemplados, destacando a diversidade e abrangência das qualificações oferecidas pela Escola das Profissões.
A cerimônia foi um momento de grande emoção e orgulho para os formandos, que receberam seus certificados e celebraram a conquista de mais um passo rumo à qualificação profissional e ao mercado de trabalho.
A Escola das Profissões de Passo Fundo é um exemplo de como a educação pode transformar vidas e contribuir para o desenvolvimento das comunidades.