Os estudantes estiveram no pico do Mont Blanc, na cidade francesa de Chamonix, com uma temperatura de 19 graus negativos

Em um cenário deslumbrante, os alunos que participam da Missão Cidade Educadora da Prefeitura de Passo Fundo tiveram, neste sábado (21), um dia voltado à conexão com a natureza no ponto mais alto dos Alpes: a montanha de Mont Blanc. A viagem de carro entre Genebra e Chamonix, cidade francesa onde está localizada a montanha, durou cerca de uma hora.
Os estudantes aprenderam sobre diversos aspectos da natureza e da relação entre o ser humano e o meio ambiente. “Todo o conhecimento será compartilhado com nossos alunos com projetos desenvolvidos em diferentes áreas, como a de Ciências da Natureza. Aqui vemos a importância da sustentabilidade e da preservação das geleiras”, afirmou Ana Paula Pedroso, professora da aluna Êmily Zanella na Emef Dom José Gomes.
Êmily, que conquistou a oportunidade de integrar a Missão Cidade Educadora sendo destaque na área de Ciências da Natureza, destacou que conhecer a montanha a ajudou a entender melhor sobre geologia e respeito pela natureza, além do impacto da montanha no turismo e na economia local. “Aqui a gente vê claramente o quanto o ser humano é pequeno perto da natureza. A montanha, além de linda, é uma fonte de água potável e precisa ser preservada”, enfatizou.
Ao alcançar o pico da montanha, os alunos enfrentaram um frio de 19 graus negativos e neve. “Estou com os pés e as mãos congeladas, mas muito feliz”, afirmou Nicoly Possel.
O Mont Blanc, com seus 4.809 metros de altura, é um dos picos mais emblemáticos do mundo e desempenha um papel vital na ecologia e no ambiente alpino. As geleiras alimentam rios que fornecem água potável e sustentam ecossistemas.
O aprendizado que os alunos tiveram junto à natureza foi destacado pelo secretário municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira: “é fundamental que os processos educativos possam extrapolar os limites das salas de aulas, das bibliotecas ou de qualquer outro espaço formal. O mundo é uma grande oportunidade de aprendizagem. Guardadas as devidas proporções, este é um dos objetivos do projeto Ki da Hort@, um dos projetos de Passo Fundo apresentado aqui na Europa: ser um laboratório biológico de aprendizagem”.
Nesta segunda-feira, o alunos visitarão o Cern, maior laboratório de física de partículas do mundo. Após, eles iniciam o retorno para Passo Fundo, com escalas em Frankfurt e em São Paulo.