Prefeitura entrega título de embaixadores de Passo Fundo a alunos da rede municipal

Vencedores da Missão Cidade Educadora – Destino Suíça, os cinco estudantes embarcam no dia 12 de abril para Genebra

A menos de um mês do intercâmbio de conhecimento que irá transformar suas vidas, cinco alunos da rede municipal de ensino foram nomeados pela Prefeitura, nesta terça-feira (19), como embaixadores de Passo Fundo. Nicoly Possel, Lucas da Silva, Bernardo Micheletto, Êmily Zanella e Kiara Prestes receberam os crachás que simbolizam o grande desafio que irão enfrentar na Missão Cidade Educadora - Destino Suíça: representar o município em Genebra, apresentando projetos inovadores que estão sendo desenvolvidos em Passo Fundo.

“A Missão Cidade Educadora possibilita que esses jovens das nossas escolas municipais sejam protagonistas e tenham papel ativo no seu próprio aprendizado. Eles conquistaram a oportunidade de vivenciar uma nova realidade, ter contato com outros idiomas e costumes, numa experiência que certamente irá capacitá-los para se tornarem cidadãos do mundo. Temos muito orgulho dos nossos embaixadores”, destacou o prefeito Pedro.

O intercâmbio de conhecimento traduz o conceito de uma Cidade Educadora, em que a Educação transcende as salas de aula e oferece um aprendizado que prepara os jovens para os desafios do futuro.

O secretário municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, enfatiza que a Missão, elemento constituinte do programa de internacionalização da educação básica da rede municipal de ensino, possui, além do papel formativo na vida desses cinco jovens, ao menos outros dois objetivos. “Divulgar as ações de cidade educadora de Passo Fundo e, em especial, criar uma mobilização profunda entre professores, pais e estudantes do 7º ano da nossa rede para participar da próxima missão, o que, por óbvio, tem desdobramentos positivos sobre a aprendizagem de centenas de jovens”, observou o secretário.

Os cinco estudantes apresentarão à Prefeitura de Genebra e ao Consulado Geral do Brasil na Suíça os seguintes projetos de Passo Fundo: Escola Pública de Música Yamandu Costa, Prisma Espaço Geek, Ki da Horta, Passo Fundo em Movimento e Espaços Públicos. Eles também cumprirão um roteiro de visitas a escolas públicas, pontos históricos e culturais, que servirão para enriquecer a experiência de troca de conhecimento.

Missão Cidade Educadora

  • A Missão foi criada na gestão do atual prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, e realizou a primeira viagem em 2023, quando os alunos vencedores foram para Barcelona.
  • A escolha de Genebra para a Missão deste ano deve-se ao fato de a Suíça ter o maior IDH - Índice de Desenvolvimento Humano - do mundo e Genebra ser uma das cidades educadoras do país (a Missão sempre terá como destino uma cidade educadora do mundo).
  • Todos os estudantes dos 7º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Passo Fundo disputaram uma vaga na Missão Cidade Educadora.
  • A seleção foi realizada em duas fases: primeiro, foram selecionados aqueles com melhor desempenho na Avaliação Diagnóstica em Ciências Humanas, Ciências Naturais, Matemática e Linguagens por escola; depois, durante o Festival de Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit) da rede municipal, eles realizaram uma maratona e foram habilitados os que se destacaram em cada área do conhecimento. O quinto aluno foi escolhido pela escola vencedora do processo de gamificação e é considerado o “pensador fora da caixa”, não necessariamente com as melhores notas.
  • Os vencedores da missão embarcarão para Suíça junto com um responsável e um professor da área em que concorreram (o professor que irá acompanhar a viagem é escolhido pelo próprio aluno).