PRISMA: Estação Cultural da Gare é inaugurado

Espaço possibilitará a vivência prática da cultura, educação, leitura e tecnologia

Um espaço de cultura geek (fãs de tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro, histórias em quadrinhos, mangás, livros, filmes, séries, apresentação de cosplays), de leitura e de produção autoral do impresso ao digital, abrangendo literatura, educação, cultura, artes, tecnologia e games. Um espaço público, gratuito, desafiador de processos criativos de materiais inovadores, especialmente, destinado a públicos constituídos de crianças, jovens, adultos sintonizados com propostas de leitura, de escrita, de interpretação das narrativas em que se constituem a estrutura e o conteúdo dos games, gerando novos produtos no contexto da tecnologia.

Assim é o Prisma Espaço Geek, que foi entregue pela Prefeitura de Passo Fundo para a comunidade nesta quinta-feira (17). O Prisma irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e nos sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. O atendimento aos usuários será definido a partir do quadro de evolução da Covid-19 na região de Passo Fundo.

Com curadoria da Prof. Tania Rosing, cujo reconhecimento profissional  se deve à sua trajetória na formação de leitores e na criação de projetos de leitura em diferentes suportes, propõe a integração entre públicos de distintas gerações para que ampliem seu potencial de leitura não apenas sendo usuários de redes sociais, mas desenvolvendo habilidades significativas na produção de materiais em distintas linguagens e suportes.

“A sensibilidade do Prefeito Luciano Azevedo viabilizou o estreitamento do diálogo com representantes da cultura geek – crianças, jovens e adultos, aceitando nossa proposta para a criação de um espaço destinado à geração de conhecimentos a partir do uso de novas tecnologias. Destaca-se a necessidade de, nesta caminhada, não se omitir a necessária circulação entre materiais de escrita, passando pela literatura, por manifestações artísticas e culturais, e pela complexidade e riqueza em que se constituem os games, o mais novo produto cultural contemporâneo. Não basta formar leitores, escritores, gamers: faz-se necessário entender seu conteúdo, suas entrelinhas, a estrutura complexa em que se constituem”, observou a professora Tania.

O prefeito Luciano Azevedo enfatizou que o Prisma possibilitará para pessoas de todas as idades a vivência prática da cultura, da educação, da leitura e da tecnologia. “Hoje estamos entregando à comunidade um espaço inovador, que irá integrar nossas crianças, jovens, adultos e idosos com as diferentes linguagens, da literatura aos games, valorizando a tecnologia e também contribuindo para a formação de novos leitores”, afirmou Luciano.

Maria Augusta D’Arienzo, professora da rede municipal há 29 anos, pesquisadora da área das múltiplas linguagens e da Cultura Digital, coordena o Prisma Espaço Geek com a missão de apresentar um espaço público disruptivo de aprendizagem criativa propositivo à criação, à convergência e à difusão dos artefatos, dos instrumentos e das práticas culturais que permeiam as comunidades de aprendizagem emergentes. “O Prisma Espaço Geek busca, no cotejo das múltiplas linguagens que transitam na contemporaneidade, do livro aos games, intencionar contextos educativos disruptivos que tenham por premissa e produto a aprendizagem criativa. Entendida aqui como um processo de construção, de leituras e de autorias subjetivas e coletivas de artefatos culturais plurais de significações”, afirmou Maria Augusta.

Localizado no Parque da Gare, na Rua Minas Gerais, o local atuará como um espaço público disruptivo de leitura e autoria, de envolvimento com a cultura digital por meio da cultura geek, sendo importante passo para consolidar Passo Fundo, mais uma vez, como polo regional de educação e de cultura. O objetivo é formar leitores com potencial para ler materiais em diferentes suportes em uma perspectiva contemporânea, com possibilidade de circulação entre manifestações da arte, da cultura, da tecnologia na ubiquidade (conexão com distintos espaços e conteúdos ao mesmo tempo) do digital.

O prefeito eleito, Pedro Almeida, destacou o espaço de inovação, que vai servir para pessoas de todas as idades e transformar a área cultural e educacional de Passo Fundo. “A pandemia vai passar e queremos que a comunidade usufrua desse espaço inovador de aprendizagem”, considerou.

 

Fotos: Alex Borgmann

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 17 de dezembro de 2020.