Programa Educonexão já tem resultados

Como resultado do esforço conjunto, diversos projetos estão sento realizado nas escolas

No mês de agosto foi lançado o Programa Educonexão em diversas escolas, uma iniciativa firmada entre a Prefeitura de Passo Fundo, o Instituto NET Claro Embratel e Instituto Crescer, com o objetivo de levar infraestrutura de forma gratuita em uma ação de responsabilidade social para beneficiar escolas municipais com tecnologia.

O Educonexão é um programa que capacita profissionais do ensino para o uso de novas tecnologias em sala de aula, além de levar pontos de TV por assinatura e internet para escolas da rede municipal que estão em áreas cabeadas pelos serviços da NET. Como resultado do esforço conjunto, diversos projetos estão sento realizado nas escolas.

“Através do Educonexão temos a formação dos professores com webnários de tecnologia, segurança da informação e orientações para trabalhar em sala de aula. Um dos cursos recententemente realizados, por exemplo, tinha a temática sustentabilidade. Os alunos, em grupos e orientados pelos professores, desenvolveram trabalhos com pesquisa e imersão”,afirma o coordenador do Educonexão pela Secretaria Municipal de Educação, João Martins.

Exemplo disso é o trabalho desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Urbano Ribas. Os 5º anos abordaram temas para a confecção dos trabalhos como “Por que as baleias orcas são assassinas?”; “O peso da língua”; “Onde fica Nárnia?”; e “Como as pessoas sabiam que horas era antes de inventarem o relógio?”, além de uma campanha de conscientização acerca dos cuidados com o meio ambiente. Já a Escola Municipal de Educação Infantil Branca de Neve criou a peça de teatro “A semente da Verdade”, com ênfase no cuidado com o meio ambiente, além de práticas pedagógicas e de pesquisa com os alunos.

Em Passo Fundo, 27 escolas serão beneficiadas: 12 de ensino fundamental – Benoni Rosado, Cohab Secchi, Eloy Pinheiro Machado, Georgina Rosado, Notre Dame, Professor Helena Salton, Romana Gobbi, Santo Antônio, Senador Pasqualini, Urbano Ribas, Wolmar Salton e Zeferino D. Costi; e 15 de educação infantil – Amizade, André Zaffari, Branca de Neve, Cantinho Feliz, Estrela da Manhã, Fofão, José Laudário Haupenthal, Maria Elizabeth, Mundo da Criança, Raio de Luz, Rita Sirotski, Santa Luzia, Siloé Rocha Bordignon, Ursinhos Carinhosos e Vovó Nelly.

Como surgiu
A iniciativa surgiu em 2011 e, em 2019, após reformulação, o foco passou a ser os coordenadores pedagógicos e coordenadores municipais das Secretarias de Educação, com fases de formação dedicadas aos professores. A formação tem duração de oito meses e, após a conclusão, os participantes recebem um certificado em curso de extensão, que é emitido pelo Instituto Crescer – parceiro técnico do programa – em conjunto com o Instituto NET Claro Embratel e a secretaria municipal da cidade onde o curso foi realizado.

(Fotos: Divulgação)

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 26 de novembro de 2019.