Cada um dos kits contém roupas para uso no verão e no inverno

Desde 2014 o Programa Uniforme Escolar transforma a realidade das escolas. Em cinco anos, já foram distribuídas mais de 700 mil peças aos alunos, montadas em kits. Em 2019, uma pesquisa foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação para avaliar o programa. O resultado? Aprovação de 97,96% pelos pais de alunos. Além da aprovação, a pesquisa também serviu para orientar as próximas ações e indicou a inclusão da jaqueta como peça do kit novamente.
Para o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, a pesquisa reforça a importância de sempre ouvir a comunidade. “A volta da jaqueta atende um pedido dos pais e comunidade escolar que estamos atendendo para melhorar sempre o programa, de acordo com as necessidades do dia a dia das famílias”, destacou.
Neste ano, os kits foram entregues sem a jaqueta de inverno. No entanto, quem quisesse a peça, poderia solicitar para receber. A decisão foi tomada devido à utilização da jaqueta por mais de um ano. Para 2020, a peça voltará. “Foi manifestação dos entrevistados, com 79,60% das famílias que participaram da pesquisa e elegeram a jaqueta como peça necessária aos alunos”, explicou a gerente do Programa Uniforme Escolar, Ivânia Campigotto Aquino.
Cada um dos kits contém roupas para uso no verão e no inverno. Além da jaqueta, entre os itens inclusos no kit estão: casaco unissex, calça masculina, legging feminina, camiseta de manga curta e de manga longa, bermuda masculina e corsário feminino.
A metodologia da pesquisa consistiu na aplicação de um questionário aos pais ou responsáveis pelos alunos, num processo dinamizado pela Secretaria de Educação, por meio da Coordenadoria de Inovações Educacionais, com a colaboração efetiva das direções e professores das escolas.
O início do programa
Para chegar até o momento da entrega dos uniformes, em abril de 2014, foram realizadas diversas etapas, sendo a primeira a criação das três coleções, desenhadas por alunos do curso Design e Moda da Universidade de Passo Fundo. Os modelos de uniforme, compostos por peças de inverno e verão, passaram então por apreciação e voto dos diretores de escolas municipais de educação infantil e fundamental, pais e alunos.
Durante o mês de julho de 2013 a Secretaria de Educação visitou 64 escolas municipais apresentando as coleções desenhadas pelos alunos do curso de Design e Moda da UPF. Desta forma, ficou definido pelo voto que o modelo a ser utilizado pela rede municipal seria o utilizado hoje em dia, com predomínio da cor azul, com detalhes em verde, lembrando a bandeira do município. Desenhado pelo então aluno da UPF, Felipe Alan Jacoby, a coleção recebeu o sim de 5.061 pessoas, das 9.437 aptas a participarem da votação.
(Fotos: João Henrique Pazuch)[caption id="attachment_9678" align="alignleft" width="360"]Foto: [/caption][caption id="attachment_9679" align="alignleft" width="360"]
Foto: [/caption]