Com participação de dezenas de familiares, o encontro possibilitou a troca de experiências

Trabalhar com a inclusão de alunos é um dos desafios que a Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Educação, assumiu e tem procurado fazer com excelência. Prova disso é a preocupação em constantemente oferecer momentos de formação para professores e familiares dos alunos com deficiências. E são essas oportunidades que têm contribuído para o enriquecimento da parceria entre as escolas e as famílias.
Foi nesse sentido que na noite de quarta-feira (2) o Teatro Municipal Múcio de Castro recebeu os pais dos alunos com deficiência matriculados na rede municipal, representantes da Associação dos Amigos da Criança Autista (Auma), representantes da Associação de Mães, Familiares e Amigos de Crianças e Adolescentes com Deficiência (AME), professores das Salas de Recursos Multifuncionais, gestores e representantes do Conselho Municipal de Educação e Coordenadoria de Educação para mais uma formação.
Com participação de dezenas de familiares, o encontro possibilitou a troca de experiências. “Este encontro foi muito especial e emocionante, pois todos tiveram a oportunidade de ouvir depoimentos e histórias de vida de pais sobre o processo de inclusão de seus filhos. Pais emocionados que emocionaram a todos. Também tivemos a oportunidade de ouvir duas monitoras, onde nas falas ficou claro que existem situações de aprendizagem que extrapolam a transmissão de conteúdos, onde as relações afetivas estão presentes neste processo”, destaca a coordenadora do Núcleo de Educação Especial da Secretaria de Educação, Simone Krabbe.
De acordo com ela, o Núcleo busca aprofundar e enriquecer a parceria da escola, família e secretaria, no sentido de buscar estratégias conjuntas que beneficiem o processo educativo para todos os aprendizes, criando relações de respeito, diálogo e companheirismo em prol da educação. “Todas as falas demonstraram que além de sensibilizar o ouvinte, tocar o coração, é também possível perceber que os pais não estão sozinho neste processo de inclusão, e que a confiança no trabalho que a SME vem desenvolvendo junto a esta rede de apoio com a família e escola está proporcionando uma educação inclusiva de qualidade”, relata.
A coordenadora ressaltou ainda que os encontros são muito importantes para que se possa compartilhar experiências e trocas de saberes entre os pais, acreditando que a inclusão se efetiva nestas parcerias: SME, família e escola.
(Foto: Divulgação/PMPF)