Com projeto Jornada em Movimento, literatura passa a fazer ainda mais parte do dia a dia dos alunos

As Jornadas Literárias não param. Com o projeto Jornada em Movimento 2018, a literatura passa a fazer ainda mais parte do dia a dia dos alunos e de toda a comunidade escolar. Uma das atividades do projeto é a Estação de Leitura, que aconteceu nessa quarta-feira (19) na Escola Municipal Padre José de Anchieta, no bairro Jerônimo Coelho.
Foi a primeira Estação de Leitura realizada em Passo Fundo. Estudantes e professores compartilharam suas produções e percepções acerca das obras literárias dos escritores César Obeid (1º ao 3º ano), Antonio Schimeneck (4º ao 6º ano) e Anna Lee (7º ao 9º ano). Para a diretora da escola, Nadir Falcão, o evento contou com muita dedicação e trabalho em equipe. “Se o mérito é de alguém, é dos professores, que não mediram esforços e abraçaram a causa. O papel da escola é proporcionar acesso à literatura e promover a leitura, hábitos que temos em nossa escola”, disse ela.
Um dos coordenadores das Jornadas Literárias da Universidade de Passo Fundo (UPF), o professor Miguel Rettenmaier, destacou a ação coletiva que se estabelece com o projeto, em que toda a comunidade assume e adota a ideia de formação de leitores. “A gente fica muito feliz e percebe o quanto a comunidade adota a ideia com muito carinho e amor. Na realidade, semanticamente e transitivamente, os verbos amar e ler têm muita semelhança. Estamos aqui juntos trabalhando nesse projeto”.
A secretária adjunta de Educação da Prefeitura de Passo Fundo, Jeanete Basso, agradeceu a escola e a parceria com a UPF. “Um evento como este só acontece se a comunidade abraçar a causa, como acontece aqui. Com certeza, nossas crianças leem muito e, hoje, vivem e externalizam isso, o que mostra a compreensão dessas leituras”, afirmou.
A Estação de Leitura teve apresentações de poesia, teatro e dança, maquetes, painéis, móbiles, exposições e espaços interativos como a “Barraca do terror”, “Amarelinha com personagens dos livros”, “Casinha literária”, “Tapete da leitura”, “Maquete interativa representando o Galpão presente na obra Por trás das cortinas, do escritor Antonio Schimeneck”.
Estações de Leitura
As Estações de Leitura são o momento em que estudantes e professores compartilham suas produções e percepções acerca das obras literárias trabalhadas. Marau recebeu a primeira Estação no dia 30 de junho, na Escola Afonso Volpato. A próxima edição naquele município ocorre no dia 10 de novembro, na Escola Vinte e Oito de Fevereiro. Em Passo Fundo, além da Estação do dia 19 de setembro, na Escola Padre José de Anchieta, a Escola São Luiz Gonzaga recebe a atividade no dia 26 de outubro.
Sobre o projeto Jornada em Movimento
O projeto Jornada em Movimento foi criado em 2018 pelas Jornadas Literárias da Universidade de Passo Fundo (UPF). Com uma ação intitulada “Caminhos e estações: leitores e autores”, o projeto está sendo desenvolvido em Passo Fundo e nos municípios de Marau e Lagoa Vermelha em três momentos, que incluem o curso de extensão “A leitura multiplicada: a formação do agente de leitura”, as Estações de Leitura e o Encontro com Escritores. A programação segue até o final do ano.
(Fotos: Divulgação/UPF)