A vencedora do Troféu Merenda Chef foi Evanir, da Escola de Educação Infantil O Mundo da Criança

Foi conhecida na tarde desta quinta-feira (23) a vencedora do Concurso de Preparações Culinárias promovido pela Coordenadoria de Nutrição da Secretaria de Educação da Prefeitura de Passo Fundo em parceria com o Curso de Nutrição da Universidade de Passo Fundo e Conselho de Alimentação Escolar. A vencedora do Troféu Merenda Chef foi Evanir, da Escola Municipal de Educação Infantil O Mundo da Criança, com a receita Empadão de Legumes.
O objetivo do concurso, realizado entre as merendeiras e serventes da rede municipal, entidades filantrópicas conveniadas e entidades ligadas à assistência social do município, segundo a coordenadora de Nutrição, Kely Szymanski, foi incentivar e divulgar a preparação dessas receitas, muitas que já são oferecidas nas escolas municipais e entidades ligadas ao município. A participação foi aberta para uma receita doce ou salgada elaborada pela própria merendeira ou servente. Os ingredientes utilizados na preparação foram os oriundos dos itens encaminhados pela Coordenadoria de Nutrição Escolar ou entidades ligadas à assistência social.
Com as receitas inscritas um grupo composto pela Coordenadoria de Nutrição e alunos do 4º nível do curso de Nutrição da Universidade de Passo Fundo, orientados pela professora Daiana Kumper, escolheu as finalistas que, na segunda fase, foram executadas por suas criadoras e apresentadas para uma comissão de jurados. A partir dos itens avaliados pela comissão, foi escolhida a receita vencedora.
“Este momento é muito importante, de reconhecimento do trabalho desses colegas profissionais que atuam na merenda escolar e também de agradecer que temos uma universidade que nos auxilia nessa caminhada para sempre melhorar”, comentou o secretário de Educação, Edemilson Brandão. De acordo com ele, o melhor é que isso representa a oferta de merenda de qualidade para as crianças.
Parceria e participação
As merendeiras que participaram do concurso tiveram auxílio dos alunos do curso da UPF na execução das receitas. Os acadêmicos orientaram nas questões de medições de ingredientes, cálculo de porções e avaliação nutricional, por exemplo, além da apresentação dos pratos na segunda etapa do concurso.
(Foto: Glenda Vívian)