Escritores da Jornada começam a chegar

A abertura oficial está prevista para às 19h30min desta segunda-feira

Os escritores que participam da 16ª Jornada Nacional de Literatura e 8ª Jornadinha Nacional de Literatura começaram a chegar em Passo Fundo/RS nesta segunda-feira, 2 de outubro. Cerca de 15 escritores e convidados já estão na Capital Nacional da Literatura. As Jornadas Literárias são uma das maiores movimentações literárias da América Latina. A abertura oficial está prevista para às 19h30min desta segunda-feira.

Nesta manhã, chegaram os coordenadores de debates da Jornada, Alice Ruiz, Augusto Massi e Felipe Pena. Também vieram os escritores da Jornadinha Alexandre de Castro Gomes, Jean-Claude Alphen, Lúcia Hiratsuka, Márcia Leite, Pedro Duarte, Selma Maria, entre outros escritores e convidados. Mais de 75 escritores devem participar da programação da Jornada e Jornadinha.

Abertura
A abertura oficial da Jornada acontece na noite desta segunda-feira a partir das 19h30min, no Espaço Suassuna (grande lona). A sessão solene contará com o pronunciamento de autoridades e, em seguida, será a divulgação do vencedor do 14º Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães e o anúncio dos finalistas do Prêmio Literário Cidade de Passo Fundo. A programação terá ainda o espetáculo de abertura com a Cia da Cidade. O espetáculo denominado “Jornada de livros e sonhos” tem o roteiro baseado nos escritores homenageados: Moacyr Scliar, Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade e Clarice Lispector. O espetáculo promete ser um dos mais grandiosos da história das Jornadas Literárias, com a participação de 130 artistas do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, além de 35 técnicos e um figurino com mais de 500 peças.

Sobre a Jornada
A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura são promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo. Os eventos contam com os patrocínios do Banrisul, da Corsan, da Ambev, da Companhia Zaffari & Bourbon,  da Ipiranga, da Panvel, da SulGás, da Triway e da TechDEC; com o apoio cultural da BSBIOS, do Sesi e da Coleurb, patrocínio promocional da Capes, da Fapergs, da Italac e da Oniz, com a parceria cultural do Sesc, financiamento do Governo do Estado – Secretaria da Cultura – Pró-cultura RS LIC e realização do Ministério da Cultura.

Por: Assessoria de Imprensa UPF
(Fotos: Gelsoli Casagrande)

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 2 de outubro de 2017.