Livro do Mês de maio

Autor fala sobre leitura e fantasia aos alunos das escolas municipais

“A leitura é o caminho”. A frase do escritor Christopher Kastensmidt ao mostrar uma foto sua quando criança com um livro na mão enfatiza toda a caminhada para se tornar um autor. A mensagem para os mais 300 alunos das escolas municipais que lotaram o Teatro do SESC na manhã dessa terça-feira (24), durante um dos seminários do Livro do Mês de maio na Capital Nacional da Literatura, também revela como Kastensmidt entrou para o mundo da série de fantasia A Bandeira do Elefante e da Arara.

Após lançar os três livros da série – “O Encontro Fortuito de Gerard van Oost e Oludara”, “A Batalha Temerária Contra o Capelobo” e “O Desconveniente Casamento de Oludara e Arani” –, a prosa ganhou a companhia dos quadrinhos para contar as aventuras de Gerard van Oost e Oludara. O resultado foi a adaptação da primeira história da série para a graphic novel “A Bandeira do Elefante e da Arara: O Encontro Fortuito”, com roteiro do próprio escritor, ilustrações de Carolina Mylius e cores de Ursula Dorada.

Para o aluno da Escola Coronel Lolico, Gustavo da Costa Gil, de 11 anos, o Livro do Mês é um momento de expectativa. “Estava ansioso para ouvir o escritor. O que eu mais gostei no livro foi conhecer sobre o passado do Brasil e os quadrinhos. Estou ansioso para ler a próxima edição”, disse ele.

A graphic novel, lançada em 2014 pela editora Devir, tem como cenário a selva tropical do Brasil Colônia, povoada por onças, jiboias, curupiras e sacis-pererês, onde Gerard Van Oost e Oludara aprendem a lição de que “muitas vezes uma mente afiada é mais útil do que uma espada afiada”. A dupla de heróis revela a história e o folclore brasileiro, trazendo temas como a escravidão e relação com bens materiais e personagens inspirados na época.

A diretora da Escola Coronel Lolico, Maria Margarete da Silva, reconhece a iniciativa. “Sempre participamos do Livro do Mês. O diferencial do projeto está nos fato de que, após os alunos lerem a obra em sala de aula e debaterem com o professor, eles vem até aqui escutar o autor, participar disso tudo. O Livro do Mês dá vida ao trabalho feito e incentiva ainda mais a leitura”.

A série teve inspiração quando o escritor se mudou para o Brasil, no final da década de 90, e começou a aprender a Língua Portuguesa através da leitura. “Na época eu lia muitos livros sobre a história do Brasil. Depois de 10 anos, todo o conhecimento pela leitura foi a base para os meus livros, que trazem o folclore do Brasil”, disse Christopher. Ainda, segundo o autor, poucos autores trabalhavam com a temática do folclore brasileiro e muitas pessoas achavam “ser coisa de criança”, o que o motivou a seguir com a ideia e escrever a série e adentrar ao mundo de fantasia.

Nessa perceptiva, o autor fala de como a construção do conhecimento é fundamental para criar. “Já fui engenheiro, trabalhei com a criação de games e agora sou escritor e professor. É pelo conhecimento que adquiri durante anos, pela leitura, que consegui ser o que sempre quis: escritor”, ressaltou ele, que complementou: “não é preciso ser uma coisa só, escolher apenas um caminho, eu já tive quatro carreiras, mas tudo com muito estudo e conhecimento através da leitura”, finalizou.

Sete escolas municipais de Ensino Fundamental participaram do Livro do Mês: Jardim América, Wolmar Salton, Romana Gobbi, Georgina Rosado, Eloí Pinheiro Machado, Coronel Lolico e Antonino Xavier.

“A Bandeira do Elefante e da Arara: O Encontro Fortuito” foi escrita por Christopher Kastensmidt  e ilustrada por Carolina Mylius. Os quadrinhso ainda ganharam as cores de Ursula Dorada, a “SulaMoon”.

Nas páginas da leitura

O Livro do Mês é um projeto da Universidade de Passo Fundo (UPF), através do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) – Curso de Letras, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e do Centro de Referência de Literatura e Multimeios – Mundo da Leitura. O projeto tem parceria com a Prefeitura de Passo Fundo e apoio do SESC Passo Fundo e editoras dos autores convidados. A realização do Projeto Livro do Mês tem como finalidade a consolidação do processo de formação de leitores, desencadeado há cerca de 30 anos a partir da realização das Jornadas Literárias, fazendo parte do Projeto de Movimentação Cultural Permanente da Capital Nacional da Literatura.


FOTO: FABÍOLA HAUCH
[caption id="attachment_6092" align="alignleft" width="360"]24050016_livm2Foto: [/caption][caption id="attachment_6093" align="alignleft" width="360"]24050016_livm3Foto: [/caption]

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 24 de maio de 2016.