Idealizado pela Caravana UNCM, toda a programação foi construída pelo Conselho Municipal de Educação

Passo Fundo recebeu mais de 300 pessoas e representantes de 65 municípios, nessa quinta-feira (19), no Auditório da Faculdade Anhanguera, para participar do Seminário Regional dos Conselhos Municipais de Educação, idealizado pela Caravana UNCME. Este foi o primeiro seminário da Caravana em 2016. Com apoio da Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Educação, o evento promovido pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) é uma maneira de resgatar e ampliar a força dos conselhos municipais.
Segundo a presidente do CME de Passo Fundo e coordenadora regional da AMPLA, Carla Corrales, os conselhos têm papel fundamental no estabelecimento de atividades e na intermediação entre governo e população. “Somos nós que discutimos e ajudarmos a criar políticas públicas educacionais, por isso, nossa atuação é de autonomia e de diálogo. Estamos aqui para construir mecanismos que contribuam para a fortalecimento da gestão democrática do sistema municipal de ensino”, disse Carla.
Para a coordenadora estadual da UNCME/RS, a professora Fabiane Bitello, as caravanas foram criadas para chegar aos municípios que não conseguiam acompanhar o encontro estadual em Porto Alegra, que ocorre anualmente, porém, o significado foi revelador: “além de chegar mais perto de quem, muitas vezes, não consegue se deslocar, temos mais proximidade com as características de cada uma das cidades do estado, o que fortalece nosso trabalho”, disse ela, que ainda destacou o trabalho singular da Caravana UNCME no país.
A gestão democrática e uma educação de qualidade foram citadas como exemplos do trabalho feito pelos conselhos na visão do secretário de Educação Edemilson Brandão. “A educação passa por um momento importante e temos que entender que a educação se faz com protagonismo. Por isso, este é um espaço necessário e de reflexão. Precisamos fazer valer nossos planos municipais e mudar a construção educacional do nosso país”, ressaltou.
Os conselhos municipais de educação são órgãos administrativos autônomos, de caráter deliberativo, normatizador e fiscalizador, com a competência de elaborar pareceres e resoluções próprias, articuladas com o Conselho Nacional de Educação.
[caption id="attachment_6079" align="alignleft" width="360"]Foto: [/caption]