Projeto ambiental nas escolas forma mais uma turma

O Patrulheiro Ambiental Mirim incentiva a pensar o meio ambiente de forma coletiva e responsável

Pensar o meio ambiente de forma coletiva e responsável é o que busca o Projeto Patrulheiro Ambiental Mirim, realizado em parceria entre o 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar e a Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Educação. A semana foi de comemoração pela formatura dos 23 alunos do 5º ano da Escola Municipal Dom José Gomes, no Bairro Santa Rita, que participaram do projeto.

Para a aluna Kaune Dutra, de 11 anos, a turma só tem a agradecer pela oportunidade. “Aprendemos sobre os animais, a importância da natureza e bastante sobre o amor que temos que ter com o meio ambiente. Ficamos felizes por escolherem nossa escola, só temos a agradecer”, disse Kaune, que lembrou da atividade preferida durante os quatro meses de projeto: “o que mais gostei foi o passeio na Reserva Maragato, onde conhecemos os animais e fizemos uma trilha”.
 
Com o Certificado de Patrulheiro Ambiental Mirim em mãos, os alunos aprenderam a ter hábitos mais saudáveis e sustentáveis, por meio do desenvolvimento de ações de proteção ao meio ambiente. Nos encontros semanais, a equipe especializada em educação ambiental do Batalhão trabalhou conteúdos sobre fauna, flora, água, solo e consumo consciente, além de dar suporte para desenvolver os projetos da própria escola e firmar parceria com instituições da área.

Segundo o Sargento Eldecir Simor, que comanda o efetivo, o projeto é desenvolvido pelo Núcleo de Educação Ambiental do Batalhão, a fim de trabalhar a implementação do projeto nas escolas. “O objetivo principal é que as crianças sejam multiplicadoras da educação ambiental, desenvolvendo as propostas preventivas. Queremos que os alunos cresçam vendo a Brigada Militar como amiga, tanto na área de segurança como de educação ambiental, sendo integrante do meio ambiente em que vivem para que a mudança aconteça”, ressaltou. O Patrulheiro Ambiental Mirim, realizado desde 2007, já formou 24 mil alunos integrantes do projeto.

De acordo com o diretor da escola, Jonas Antônio Cantu, a turma é desafiadora e participativa, o que colaborou para o bom andamento do projeto. “O ganho mais significativo é a mudança de atitude em prol do meio ambiente, um aprendizado que permanecerá na vida deles”, frisou.

A iniciativa que conta com o apoio da Prefeitura é tida como inovadora pelo secretário de Educação, Edemilson Brandão, que lembra a necessidade de fazer com que os alunos sejam parte integrante da sociedade. “São projetos assim que diferenciam e enriquecem o dia a dia das escolas”, afirmou.


Fotos – Fabíola Hauch
 

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 21 de agosto de 2015.