FETRAN: escolas municipais servem de modelo

A PRF convidou representantes do projeto em Passo Fundo para motivar novos parceiros

O Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN), realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Educação, iniciou em 2014 e segue em sua segunda edição neste ano. Com participação de quatro escolas de Ensino Fundamental, a PRF convidou representantes do projeto realizado no município para servir como modelo e inspiração para novos parceiros.

A equipe envolvida levará as experiências de Passo Fundo para Belém do Pará e Brasília. Entre as escolas participantes do FETRAN estão: Padre José de Anchieta, Guaracy Barroso Marinho, Santo Antônio e Cohab Secchi. Na primeira edição, a EMEF Dyógenes Martins Pinto também participou.

Segundo o secretário de Educação, Edemilson Brandão, Passo Fundo mostra um bom desempenho frente as ações do FETRAN. “Temos um exemplo bem-sucedido com as experiências deste projeto e que agora serão compartilhados”, observou.

A coordenadora de Inovações Educacionais da Secretaria de Educação, Ivânia C. Aquino, acompanhará a equipe a Belém do Pará, entre 11 e 13 de agosto, para o lançamento do projeto FETRAN no estado do Pará. “Apresentarei uma visão geral do FETRAN em execução em Passo Fundo, abordando a visão sobre o projeto e as impressões dos docentes sobre a implantação, o desenvolvimento das atividades com os alunos e as melhorias nas escolas e na comunidade como um todo”, explicou. Em setembro, quatro alunos e três diretoras de escola representarão Passo Fundo em Brasília, durante o encontro de socialização de atividades do FETRAN.

Entre as iniciativas acerca do compartilhamento de experiências, o projeto realizado em Passo Fundo também foi conhecido em cinco escolas de Santana do Livramento e uma escola no Uruguai. “Nós apresentamos como fazemos as ações do FETRAN na escola e também continuamos com um intercâmbio pela internet entre nossos alunos e os alunos do Uruguai”, disse a diretora da Escola Guaracy Barroso Marinho, Rejane Inchoste. A ação resultou na criação de uma oficina de espanhol na escola, a fim de estimular a aprendizagem de uma nova língua e e o intercâmbio proporcionado pelo FETRAN.

O projeto
O FETRAN iniciou há mais de 10 anos, no Mato Grosso do Sul. Atualmente, está em expansão de uma versão iniciada em Minas Gerais, em 2012, a qual trabalha nas escolas, com a participação dos professores, de forma transversal, o trânsito e a educação para o trânsito.

Segundo PRF, a iniciativa permite formar cidadãos éticos, capazes de refletir sobre o contexto em que vivem e atuar como agentes transformadores para a construção de um trânsito mais seguro. Assim, há um contínuo desenvolvimento da ação no Brasil todo.

Desta forma, apoia-se as cidades que já executam a ação para que levem sua a visão sobre as realidades de suas comunidades escolares, antes e depois do projeto estar em desenvolvimento. A ação tem o objetivo de incentivar e dar subsídios para as cidades que estão se inserindo no projeto.


Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 20 de julho de 2015.