Prefeitura lança programa de incentivo à leitura

Foram entregues mais de mil livros, com histórias e atividades voltadas às crianças

Em meio a castelos, fadas, florestas encantadas, cores e letras que as crianças das 31 Escolas Municipais de Educação Infantil comemoram a chegada de suas “Caixas Mágicas”. O Projeto, da Prefeitura de Passo Fundo entregou, nesta segunda (08), baús com dezenas de livros, que incrementarão as bibliotecas das escolas que atendem alunos de zero a seis anos de idade e também incentivarão a leitura infantil. O ato foi realizado na Biblioteca Pública Arno Viuniski e contou com a presença de todas as diretoras das EMEIs.

No total, foram entregues mais de mil livros, com histórias e atividades específicas para as diferentes faixas etárias. “Este é um ato carregado de significado. Permitir à criança, desde a educação infantil, o contato com o livro e a literatura, reafirma o compromisso da cidade com este importante tema”, afirmou o prefeito, Luciano Azevedo.

A ação integra uma série de investimentos feitos pelo governo municipal visando o incentivo à leitura e à educação. Conforme a coordenadora de Educação, da Secretaria de Educação, Marla Debastiani Maffi, qualificar o ensino prestado pelo município também é objetivo do Projeto. “Só se aprende a gostar de ler, lendo. Através do incentivo deste hábito desde cedo que, certamente, teremos adultos que terão esta prática”, afirmou a coordenadora.

Para a diretora EMEI Menino Deus/ Professor Bandana, Janaína de Castro Nunes, a Caixa Mágica servirá de apoio às práticas de estimulo à leitura feitas na escola. “Estas obras, com certeza, serão muito importantes para as crianças. É um grande incentivo para todos nós”, disse a diretora.

Segundo a diretora da EMEI  Siloé Rocha Bordignon que, simbolicamente, recebeu o primeiro kit do Projeto, Martha Lúcia Bernardon, os livros infantis são de vital importância para a educação e desenvolvimento dos alunos. “O livro é, certamente, um dos alimentos destes pequenos leitores. Desta forma começam a ter gosto pela leitura, mesmo a partir dos desenhos e figuras. Nós, educadores, temos o dever de favorecer o acesso a este material”, afirmou Martha.

Já nesta terça-feira (09), a Prefeitura dará início à formação de professores a respeito de práticas leitoras, com a intenção de oferecer subsídios para oportunizar mais conhecimento e o bom aproveitamento do novo material.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 8 de junho de 2015.