Prefeitura faz ação para marcar o Dia da Abolição da Escravatura

Foram distribuídos poemas e feita apresentação de capoeira

Distribuindo poemas, especialmente do poeta Castro Alves – considerado o poeta dos escravos – e com apresentação do Grupo de Capoeira Angola dos Palmares de Passo Fundo, a Prefeitura de Passo Fundo, através da coordenadoria da Universidade Popular (UP) marcou o Dia Nacional da Abolição da Escravatura.

A comemoração aconteceu nesta segunda-feira (13), na Avenida Brasil, próximo ao Largo da Literatura. Com o semáforo fechado, servidores da Prefeitura distribuíram poemas à população enquanto a capoeira era divulgada pelos componentes do Grupo Angola dos Palmares. Segundo a professora Marisa Nilsi Gunia, o objetivo da manifestação é difundir a cultura afro, incentivar o gosto pela leitura através dos poemas e divulgar os espaços de leitura do município.

Sobre a orientação do professor Rodrigo Ferreira da Luz, o Grupo fez apresentações típicas da capoeira. Entre o gingado e a música, muita coisa pode ser dita. “As pessoas ainda têm preconceito com a cultura afrodescendente. Moramos em uma cidade onde muitas raízes se chocam, é necessário compartilhar e respeitar”, afirmou Rodrigo. “A maior arma do capoeirista é a humildade, dentro da capoeira não existe distinção de cor, raça ou classe social”, finaliza.

“Furtivos passos morrem no lajedo
Resvala a escada do balcão discreta
matam lábios os beijos em segredo”
(Castro Alves)


Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 13 de maio de 2013.