Prefeitura e UPF promovem 1ª Olimpíada de Programação de Computadores
Prefeitura e UPF promovem 1ª Olimpíada de Programação de Computadores
A Prefeitura de Passo Fundo, juntamente com a Universidade de Passo Fundo (UPF), está promovendo a primeira edição da OPCEEF – Olimpíada de Programação de Computadores para Estudantes do Ensino Fundamental, destinada aos alunos a partir do sexto ano do ensino fundamental de toda a rede pública de Passo Fundo e região.
Os principais objetivos da Olimpíada são promover a introdução de programação de computadores no ensino fundamental, criar novas formas de utilização dos recursos de informática das escolas, despertar interesse para as áreas de matemática e informática, proporcionar novos desafios aos estudantes e aproximar a Universidade das redes públicas de ensino.
Inscrição, treinamento e competição
Os professores têm até o dia 15 de maio para realizar a inscrição de seus alunos. Após a inscrição, haverá a etapa de treinamento no dia 18 de maio com uma oficina preparatória aos professores. A intenção é que os alunos possam ser orientados previamente, durante o período de maio até julho. O acompanhamento de formação dos professores e alunos será diário para utilizar o scratch. O scratch é uma linguagem de programação que possibilita a criação de histórias interativas, jogos e animações, além do compartilhamento na web. A competição da 1ª Olimpíada de Programação de Computadores para Estudantes do Ensino Fundamental será no dia 06 de julho, na UPF.
Letramento contínuo
A Olimpíada será um espaço de conhecimento diversificado e letramento, que possibilita a criação precoce de competências técnicas na da informática. “A Olimpíada de programação para alunos do ensino fundamental, parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital da UPF, nasce da percepção de que é fundamental que as crianças de hoje saibam muito mais do que utilizar redes sociais, fazer pesquisas na internet e utilizar softwares educativos, o que também é importante, mas que saibam programar computadores, elemento estratégico em nossa sociedade”, ressaltou um dos idealizadores do evento, o professor doutor Adriano Canabarro Teixeira.
Um renovação da utilização dos laboratórios de informática e uma cultura de controle sobre os computadores complementam as ações projetadas, um passo necessário para o caminho da cultura digital. O evento é organizado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital, Mutirão pela Inclusão Digital e Projeto de Interação das Olimpíadas Brasileiras de Matemática. A realização conta com a parceria da Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria Municipal de Educação, e da Universidade de Passo Fundo, através dos cursos de Computação e Matemática.
Mais informações sobre inscrições e regulamento podem ser acessadas pelo site olimpiada.mutirao.upf.br.