Diminuir déficit de crianças alfabetizadas é alvo de formação de professores

Atividade integra Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Iniciou na noite da segunda-feira, 18, a formação proposta pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, dos 185 professores alfabetizadores da rede municipal de ensino de Passo Fundo, que atuam no 1o, 2o e 3o anos do Ensino Fundamental. Conforme esclarece o secretário de Educação, Edemilson Brandão, a intenção do Pacto é garantir que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas na idade apropriada, através de ações de incentivo à alfabetização em língua portuguesa e matemática, apoio técnico e financeiro, além de avaliações sistemáticas. “Toda criança pode se alfabetizar até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental. É um direito delas e razão de nosso empenho”, afirmou.

A duração do curso de formação é de dois anos e será realizado por orientadores de estudos que deverão acompanhar a prática pedagógica dos professores alfabetizadores, que estarão divididos em oito grupos de 25 pessoas. De acordo com a coordenadora do Pacto em Passo Fundo, Sandra Brena, neste primeiro ano, o enfoque é na leitura. A partir desta formação, haverá um acompanhamento feito pelo Governo Federal para confirmar que as crianças estejam, de fato, sendo alfabetizadas. No final de 2013, será feita a Provinha Brasil para os jovens segundo ano e, em 2014, o teste será aplicado para as crianças do terceiro ano. “A provinha servirá para acompanhar como anda o processo e o que ainda precisa ser melhorado. Para que as ações deem resultados, o Pacto tem quatro eixos, que incluem a formação continuada, materiais didáticos de literatura e tecnologia, avaliação e, por fim, a mobilização social para que as ações conquistem, realmente, seu objetivo final ”, informou Sandra.

Ainda conforme a coordenadora, apesar de os índices de analfabetismo do Rio Grande do Sul e de Passo Fundo não serem grandes, as ações ainda visam melhorar a qualidade de ensino. O objetivo é de que, por fim, o aprendizado seja incentivado de forma integrada, em todas as áreas.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 19 de março de 2013.