Secretaria de Educação recebe CMP e SIMPASSO

Secretaria de Educação recebe CMP e SIMPASSO

Encontro entre a Secretaria Municipal de Educação, o Centro Municipal de Professores (CMP) e o Simpasso, realizado nesta semana, teve como finalidade resolver questões pertinentes para a categoria dos professores, bem como pensar medidas que ajustem o bom funcionamento e a qualidade do ensino.

Representantes do CMP, como o professor José Eduardo Brum de Albuquerque, e o presidente do Simpasso, Marcelo Ebling, trouxeram a experiência dos trabalhos desenvolvidos e da realidade particular na convivência com a categoria. A primeira questão discutida foi a hora-atividade, que consiste basicamente em que 2/3 da carga horária do professor devem ser direcionados para o exercício da sala de aula com os alunos e 1/3 deve ser preenchido com a hora-atividade, que engloba desde a Formação Continuada até oficinas e projetos. Reitera-se que durante a formação dos professores no espaço de 1/3 de sua carga horária, os alunos também devem ter o tempo ocupado com atividades curriculares, na busca de agregar a educação.

A dificuldade está sendo encontrada na falta de professores para exercer as ações da hora-atividade, para ministrar o espaço de tempo em que outro professor precisa atualizar sua formação. Ainda, estes professores devem entrar no quadro direcionados para exercer o espaço da hora-atividade e não preencher uma vaga específica, como professor de História, por exemplo. Isso causaria superlotação do quadro já fechado, o que acarretaria complicações legais.

Seguindo a pauta, a criação de uma comissão para reavaliar o Plano de Carreira dos professores foi encaminhada. A ideia é que seja instituída uma comissão permanente para manter em consonância o Plano com as legislações estaduais e federais.

Por último, o horário de funcionamento das escolas de educação infantil foi debatido. A equipe da Secretaria de Educação está realizando um estudo, sem uma proposta formal divulgada, porém, a possível mudança não afetará a carga horária do professor com mais horas de trabalho, caso seja aprovada.

“Estamos realizando um trabalho que quer contribuir para o melhor, que quer discutir a educação e o momento em que vivemos para garantir um futuro de qualidade. E para isso queremos manter a parceria com órgãos como o CMP e o SIMPASSO, além da sociedade”, reiterou o secretário de Educação, Edemilson Brandão.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 14 de março de 2013.