Lindiara Paz e “os artistas da minha terra”

Com o objetivo de incentivar a cultura e a arte dos artistas passo-fundenses nas escolas municipais foi que nasceu em 2012 o projeto “Eu e os artistas da minha terra”,


    
Com o objetivo de incentivar a cultura e a arte dos artistas passo-fundenses nas escolas municipais foi que nasceu em 2012 o projeto “Eu e os artistas da minha terra”, desenvolvido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação (SME), em parceria com a Associação de Artistas Plásticos de Passo Fundo.
    Na manhã desta sexta-feira quem apresentou seu projeto de releitura para a artista plástica Lindiara Paz foi a escola Helena Salton. Os alunos prepararam uma peça de teatro sobre o livro “Gertrudes Trudes Tutudes” que fala sobre uma árvore centenária que está prestes a ser derrubada; Fizeram uma projeção de imagem da árvore da erva-mate tendo como trilha sonora a música “Chimarreada” do Coral Madrigal; Expuseram mandalas feitas a partir da técnica de colagem, usando restos da natureza e sucatas; Também expuseram pinturas de árvores onde utilizaram a técnica impressionista e puderam, desta forma, relembrar a obra da artista Elvira Battisti com quem já trabalharam anteriormente; E por fim apresentaram uma projeção de slides com fotos dos alunos realizando os trabalhos de releitura em sala de aula e prestando uma homenagem à Lindiara.
    Emocionada a artista que visitou a escola no início das tarefas e hoje assistiu aos resultados finais dos trabalhos, agradeceu a todos pela oportunidade. “Esta é mais uma confirmação de que valeu apena a escolha pelo caminho mais difícil”, declarou.
    Lindiara Paz é passo-fundense com formação autodidata. Sua arte é denominada “eco-designer” um processo que utiliza de aspectos ambientais em todos os seus estágios de desenvolvimento, acabando por reduzir os impactos sobre o meio ambiente. Em outras palavras, toda a sua arte vem de materiais descartados pela natureza, principalmente cascas de árvores e sementes, e também materiais reciclados. Como ela mesma diz, “o belo não está na contemplação do todo, e sim em pequenos detalhes”. Contando aos alunos sua trajetória, Lindiara destacou que nunca imaginou ser uma artista. “Eu tive um problema no joelho e precisei buscar alternativas diferentes na minha vida. Comecei a plantar flores e trabalhar com materiais da natureza. Mais tarde fui a uma fonoaudióloga e ela me disse que eu era uma artista, e que precisava expôr o meu trabalho. Foi onde tudo começou”, explicou. Quanto ao projeto “Eu e os artistas da minha terra”, ela diz que é uma semente que se for plantada na idade jovem ficará para sempre. “As crianças são puras, elas participam com mais desenvoltura, e a arte sensibiliza e harmoniza, algo que será bom em qualquer profissão que elas escolherão futuramente”, ressaltou.  
    A professora do 2º ano, Desiré de Meira, falou da importância deste projeto na expressão dos sentimentos e na formação dos alunos. “A arte traz todas as emoções para fora e com isso, durante o trabalho, as crianças foram criando uma amizade muito grande entre elas e comigo. Eu senti também que elas começaram a procurar soluções mais práticas para os problemas, estão com um raciocínio melhor e ainda trouxeram a família para dentro da escola, a arte proporciona tudo isso”, declarou.
    Mostrando os trabalhos que fez, a aluna do 2º ano Helen Zanco Neis explicou que utilizou semestres, pipoca, girassol, pinhão, conchas e papel picado e um dos segredos está em passar cola para ficar “durinho”. “A gente se inspirou nos trabalhos da Lindiara para ajudar a mãe natureza”, completou.
    Ao todo os alunos do 2º ano, assim como os alunos do turno inverso da escola Helena Salton, trabalharam durante dois meses no projeto. Na manhã de hoje eles foram prestigiados não somente pela artista, mas também pelos alunos de 5º ano à 8ª série da escola. Como é de costume, as obras de Lindiara Paz ficarão expostas na escola durante uma semana.
 

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 26 de outubro de 2012.