Livro do Mês fala sobre gravidez na adolescência

Na edição de outubro do Projeto Livro do Mês, a garotada pôde se aventurar em uma história bastante atual, a gravidez na adolescência.



    Na edição de outubro do Projeto Livro do Mês, a garotada pôde se aventurar em uma história bastante atual, a gravidez na adolescência. O livro “Pai? Eu?!” de Tânia Alexandre Martinelli conta a jornada de um garoto de 17 anos, o Luca que está prestes a definir sua carreira e prestar vestibular, quando, por uma atitude impensada, acaba engravidando Cláudia, de 16 anos, com quem ";ficou"; algumas vezes. Diante dessa inesperada situação, ele se vê obrigado a rever seus planos e assumir novas responsabilidades.
    A autora, Tânia Alexandre Martinelli, nasceu em Americana, interior de São Paulo. Além de ser escritora, lecionou Português durante 18 anos e agora dedica-se integralmente à literatura, escrevendo e fazendo palestras a alunos e professores. Formou-se em Letras pela PUC de Campinas (SP) e, antes de começar a escrever para os públicos infantil e adolescente, produziu várias poesias e crônicas.
    “Pai? Eu?!” surgiu durante questionamentos da autora sobre o crescente número de adolescentes grávidas no país. Aborda um tema delicado entre os jovens que estão na transição da puberdade para a adolescência, onde surgem diversos conflitos e dúvidas. No livro o personagem principal, Luca engravida Claúdia, de 16 anos, desde então, tudo na vida deles começa a mudar. Durante os meses que se passaram, Luca vivenciou o problema de um amigo, que contraiu uma doença sexualmente transmissível. Luca aprende muitas coisas valiosas, como a importância da camisinha em toda relação sexual, para prevenir a gravidez e também doenças.
     O Livro do Mês aconteceu no Teatro do Sesc, numa parceria entre Prefeitura Municipal através da Universidade Popular (UP), Secretaria de Educação (SME) e Universidade de Passo Fundo (UPF) e reuniu os alunos das escolas, Georgina Rosado, Helena Salton, Jardim América, Santo Antônio e Arlindo Luiz Osório. A Coordenadora da UP, Maria Augusta D"Arienzo, falou sobre o projeto e explanou a importância da leitura nas escolas: “Temos feito um ótimo trabalho com a literatura na rede municipal, porque desde que recebemos o título de “Capital Nacional da Literatura” nós temos o compromisso de mantê-lo”. A autora agradeceu o convite e ressaltou, “Sinto-me honrada em participar deste projeto tão maravilhoso. São ações dessa natureza que têm a capacidade de transformar o nosso país em uma sociedade leitora!”

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 25 de outubro de 2012.