Objetivando qualificar o ensino da leitura, da oralidade e da escrita nas escolas públicas do Brasil, o projeto Trilhas já está sendo aplicado pela atual administração.

Objetivando qualificar o ensino da leitura, da oralidade e da escrita nas escolas públicas do Brasil, o projeto Trilhas, do Governo Federal, já está sendo aplicado pela atual administração nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Nesse intuito, a Escola Municipal Coronel Sebastião Rocha, do bairro Valinhos, já passou pela fase de formação de seus professores, orientada pela Secretaria de Educação (SME), e já está desenvolvendo as práticas em sala de aula.
De acordo com a responsável pelo Trilhas na SME, professora Ivete Garcia, ele está inserido no programa de metas do Governo “Todos pela Educação”, que traz como prioridade alfabetizar todas as crianças até oito anos. Ela explicou que dentro do Programa de Formação Continuada da secretaria, dois encontros já aconteceram com os coordenadores e diretores das escolas municipais, sendo que algumas escolas estão na etapa de formação dos professores, e outras, como a Sebastião Rocha, já estão aplicando as ações do Trilhas em sala de aula.
De acordo com a coordenadora da escola Coronel Sebastião Rocha, Ivana Frighetto, os alunos e professores estão contentes com o trabalho. “O Trilhas vem para ajudar a alfabetizar e realmente fará muito sucesso. Nós conseguimos ver que os livros chamam a atenção dos alunos e todos os professores estão muito satisfeitos”, ressalta.
Ela explicou que na escola Sebastião Rocha, todas as turmas estão trabalhando com o material do Projeto Trilhas. “Cada ano usa um material diferente e o professor decide como quer trabalhar a sua disciplina em cima dos livros.”
Para a diretora da escola, Maria Dirlei Domingues, este projeto é mais um instrumento que vem ajudar na educação. “As crianças estão despertando suas curiosidades através das histórias e, além disso, toda a comunidade pode participar levando livros para ler em casa.” Ela ressaltou que a escola já aplica trabalhos diferenciados de leitura e o Projeto Trilhas veio para acrescentar. “Todas as quartas-feiras o nosso momento é de leitura. Uma vez por mês recebemos a visita do “O Fabuloso” (ônibus biblioteca da Prefeitura Municipal), e já vamos estar participando do Livro de Mês pela terceira vez. Tudo isso faz parte do nosso maior objetivo que é fomentar o gosto pela leitura, fazendo as pessoas lerem por prazer”, salienta.
Ao todo as escolas municipais receberam neste ano duas caixas de material, uma com dez jogos didáticos e dois kits, sendo um sobre gêneros narrativos e outro sobre poesias, ambos com várias atividades que farão parte do cotidiano dos alunos; e outra caixa contendo 20 livros de autores renomados, dentre eles Vinícius de Moraes, Ruth Rocha, e Sérgio Capparelli.
O Projeto Trilhas, iniciativa do Ministério da Educação, também conta com o apoio do Instituto Natura. Ivete Garcia explicou que o Trilhas visa criar oportunidades para que crianças em processo de alfabetização, com o foco no 1º ano. Segundo a educadora, algumas escolas estenderam a proposta até o 5º ano, pois acharam interessante que os anos iniciais se apropriem dessa proposta.