Festa do Saci divulga lenda brasileira

Crianças ouviram histórias e aprenderam mais sobre o Saci

Incentivar a leitura e a literatura, valorizando os mitos brasileiros, foi o objetivo da 2ª Festa do Saci, que foi realizada neste domingo na praça Francisco Antonino Xavier de Oliveira, em frente ao Hospital da Cidade, no Largo da Literatura Brasileira. Numa promoção da Prefeitura através da Universidade Popular, da Secretaria de Educação (SME), em parceria com a UPF e com o Instituto Roberto Pirovano Zanatta, a ação reuniu centenas de famílias e envolveu o público infantil durante a tarde.

Os pequenos participantes receberam uma carapuça vermelha igual a do personagem Saci, para então ingressarem no universo da literatura por mais de duas horas, com atividades na área central da praça e no quiosque de leitura Roberto Pirovano Zanatta, espaço que homenageia o pequeno escritor Roberto Pirovano Zanatta, já falecido. Dentre as festividades, as crianças participaram de várias brincadeiras alusivas ao Saci, como corrida do Saci, acertando o alvo, pega a touca e caça ao Saci.

Na oportunidade, também aconteceram contações de histórias, feitas pelo Bando de Letras do curso de Letras da UPF, coordenado pelo professor Eládio Weschenfelder, que apresentou os contos populares “O monstro e a vinda do Saci”, “O trem do saci”, “A casa do Saci” e “Os dez sacizinhos”. Além disso, foram promovidas oficinas e a exibição do curta-metragem “Caçadores de Saci”, de Sofia Frederico, no interior do quiosque.

Representando o prefeito municipal, Airton Dipp, o vice-prefeito, Rene Cecconello, ressaltou a parceria da prefeitura com a UPF em mais essa atividade em prol da leitura. Ele mencionou a Jornada Nacional de Literatura, frisando a consolidação desse trabalho permanente de formação de leitores, fazendo questão de comentar a importância da valorização das praças para as famílias de Passo Fundo.

A coordenadora da Universidade Popular, Maria Augusta D’Arienzo, destacou que a revitalização das praças do município pela atual administração, vem ao encontro da grande movimentação cultural permanente na cidade pela formação leitores e pela promoção do livro. “Queremos atingir as crianças para que desde pequenos eles tenham acesso à literatura nos seus diferentes suportes de linguagem”, disse.

Já a coordenadora geral das Jornadas Literárias, professora Tânia Rosing, destacou que as famílias estão sendo sensibilizadas sobre a importância de se envolver com os mitos brasileiros, com historias, e com a leitura, na ampliação do imaginário de crianças e adolescentes. “Se as famílias participam, levando seus filhos a praça, nós estamos viabilizando esse contato nos túneis de leitura, no quiosque Roberto Pirovano Zanatta e no Largo da Literatura. Uma aproximação que se faz cada vez mais necessária, e com isso nós vamos viabilizando a manutenção dos índices de leitura que Passo Fundo tem, de 6.5 livros/ano”, disse ela.

Também presente, a mãe do pequeno escritor, Roberto Pirovano Zanatta, Raquel Zanatta, salientou a importância da ligação do nome do seu filho com a literatura e com a cultura. “Somos parceiros da Prefeitura e da UPF, e tudo o que vier trazer mais cultura às pessoas de Passo Fundo vamos incentivar o máximo possível”, contou.

As pessoas interessadas já podem levar seus filhos para retirarem livros no Quiosque de Leitura Roberto Pirovano Zanatta. Basta portar um documento de identidade e um comprovante de residência. O espaço fica aberto à comunidade de segunda a sexta-feira das 12h e 30min às 18h e 30min e aos sábados e domingos das 14h às 19 horas. Logo o quiosque também vai contar com computadores para acesso à Internet e para cursos de inclusão digital.

 

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 31 de outubro de 2011.