Primeira seletiva do Campeonato de Frozen Bubble reúne quase 120 estudantes

O Campeonato é promovido pela organização do 1º Seminário Nacional de Inclusão Digital (Senid 2012) que acontece de 16 a 18 de abril de 2012 na UPF. Um jogo simples, mas que envolve raciocínio lógico e estratégia, o Frozen Bubble tem sido a atração nas atividades de informática de várias escolas da rede municipal de Passo Fundo e região.
Estudantes de 8 a 12 anos treinam para garantir uma vaga na final do primeiro Campeonato de Frozen Bubble – atividade que integra o 1º Seminário Nacional de Inclusão Digital (Senid 2012) que acontecerá de 16 a 18 de abril de 2012 na Universidade de Passo Fundo (UPF). Apenas na primeira etapa seletiva que aconteceu no último sábado (08/10) quase 120 crianças de cinco escolas participaram da competição. Até a realização da final do campeonato no dia 17 de abril de 2012 estão previstas mais nove etapas de seletivas. Inscrições ainda são aceitas.
O coordenador do seminário, professor Adriano Canabarro Teixeira, explica que em cada escola é realizada uma seletiva para escolher os dois alunos que participarão da final. “O objetivo é criar um espaço de observação da dinâmica de jogos para os pesquisadores poderem avaliar o potencial dos jogos para a educação”, explica sobre o campeonato integrar a programação do Senid. Durante o seminário também acontece um campeonato de Savage 2. Escolas da região que tem interesse em participar do campeonato podem se inscrever pelo email senid@upf.br, pelo mesmo endereço é possível esclarecer dúvidas.
Competição
Os alunos chegaram cedo à escola municipal Helena Salton na manhã do sábado para participar da seletiva. Se no início eles achavam o jogo infantil, com o passar do tempo mudaram de opinião. A professora Sonia Gabin, uma das responsáveis pela iniciativa na escola, explica o motivo da mudança. “Eles já jogavam outros jogos na internet, mas quando começaram a jogar o Frozen Bubble e viram que tinha a disputa de nível, o interesse cresceu”.
Para a educadora, apesar do lado da brincadeira o jogo contribui de outras formas com o processo de aprendizagem. “Tem o lado do desenvolvimento da motricidade e da estratégia. Aos poucos eles descobriram maneiras de em poucas jogadas eliminar cada nível e isso influencia em outras disciplinas”, completa.
Competidores
Os pequenos competidores mostraram que não estavam de brincadeira durante a aliminatória. Gabriel Vanz da Silva, nove anos, foi um dos classificados da escola Helena Salton. Ele conta que a estratégia que usa é derrubar o maior número de bolinhas com menos jogadas. “Treino só na segunda-feira, uma hora, nas atividades do Mutirão de Inclusão Digital”, conta sobre a participação na atividade promovida pela UPF.
Na etapa classificatória ele alcançou 22 níveis em 10 minutos de jogos, sendo o maior pontuador do dia na escola. O tempo e o nervosismo são as maiores dificuldades da competição. Esses dois fatores não ajudaram um dos jogadores mais temidos pelos colegas. Wesley Rodrigues, 11 anos, era o maior pontuador da escola, e o mais temido pelos competidores, mas sofreu com a pressão. “Fiquei nervoso, o pessoal é muito bom. Mas faz parte perder”, admitiu. Ele alcançou 14 níveis em 10 minutos. (Abaixo você confere a relação completa dos vencedores na primeira eliminatória).
1º Senid
A partir de momentos de socialização de experiências, discussão do contexto social e reflexão sobre a realidade da inclusão digital e da opção por software livre, o 1º Senid tem como objetivo estabelecer parcerias, fomentar ações e contribuir para a socialização do conhecimento gerado e para o aprimoramento de processos de inclusão digital no contexto sócio-educacional brasileiro.
Todas as informações relacionadas ao seminário e à seletiva ao Campeonato de Frozen Bubble, incluindo o calendário de visitas às escolas municipais, podem ser obtidas
acessando o site http://senid.upf.br/.
No endereço também serão divulgados os resultados das outras seletivas e fotos das atividades.
Relação dos primeiros selecionados:
Escola Helena Salton - 30 alunos
Gabriel Vanz da Silva 22
João Ortiz 21
Escola Antonino Xavier - 16 alunos
Kauã Acácio Texeira 32
José Samoel Kinebel 27
Escola Georgina Rosado - 30 alunos
Richard Camargo 44
Renato Trindade 33
Escola Romana Gobi - 29 alunos
Danieli Ester Drum Auler 27
Carlos Henrique Nunes 25
Escola Santo Antônio - 13 alunos
Henrique 33
Luís Gustavo 31