Prefeitura e MPT combatem o trabalho infantil

Neste domingo, a partir de uma iniciativa da Organização Internacional do Trabalho, é comemorado desde o ano de 2002, o “Dia Mundial contra o Trabalho Infantil&quot.

 
    
    Neste domingo, dia 12 de junho, a partir de uma iniciativa da Organização Internacional do Trabalho,  é comemorado desde o ano de 2002, o “Dia Mundial contra o Trabalho Infantil”. Um momento que marca a luta pela implementação das ações de promoção de cidadania e inclusão social de crianças e adolescentes precocemente inseridos no mundo do trabalho, expostos à situação de violência e exploração.
    Nesse contexto, a Prefeitura Municipal via Secretaria de Educação (SME), juntamente com a unidade do Ministério Público do Trabalho (MPT) de Passo Fundo, está desenvolvendo desde o ano de 2010 nas escolas municipais de ensino fundamental o projeto “MPT na Escola”. De acordo com a secretária de Educação, professora Vera Vieira, no ano passado 10 escolas participaram da ação, sendo que este ano mais 13 foram inseridas, e  em 2012, as 13 escolas restantes começam à participar.
    Ela explicou que o projeto consiste em assegurar que nas escolas municipais os alunos tenham acesso, e o conhecimento do assunto: erradicação do trabalho infantil. “Precisamos conscientizar a sociedade cada vez mais com vistas à erradicação do trabalho infantil e à proteção ao trabalhador adolescente, rompendo as barreiras culturais que dificultam a efetivação de seus direitos”, disse a secretária.
    Uma das responsáveis pelo coordenação do projeto, a psicóloga da SME, Vanessa Ilha, contou que são desenvolvidas cinco etapas nessa ação: a primeira é uma oficina de formação com os coordenadores das escolas no MPT; depois a oficina acontece na SME, desta vez com os gestores; já na terceira etapa,  os professores recebem orientações no âmbito da escola; e logo após o lançamento do projeto, ele começa ser aplicado junto aos alunos. “Este é um assunto que sempre foi abordado nas escolas conforme a necessidade surgida em sala de aula, agora, com o projeto, as escolas são responsáveis por desenvolverem atividades em que todas as turmas de 1º ao 9º ano sejam inseridas”, contou.
    Inserida no projeto “MPT na Escola” no ano de 2010, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonino Xavier, da vila Jardim, envolveu cerca de 290 alunos. Segundo a diretora, professora Marli Schaule, o projeto é muito importante no contexto de sua escola, uma vez que alguns alunos já foram vistos com os pais catando material para reciclagem. Ela contou que os alunos realizaram inúmeras atividades, inclusive assistindo um filme que faz parte do material disponibilizado pelo MPT, sobre o trabalho infantil no nordeste do país.
    “Os alunos entenderam que lugar da criança é na escola. Inclusive o resultado entre os nossos pequenos foi ótimo, eles absorvem mais facilmente ideias novas”, disse Marli.
    As 10 escolas que participaram em 2010 explanaram seus projetos em um seminário que reuniu todo o Sistema Municipal de Ensino. Já as escolas que aderiram ao projeto este ano estão em fase de capacitação dos professores.
    A secretária Vera disse ainda que as escolas que aderiram em 2010 ao projeto continuam desenvolvendo atividades neste ano. “O MPT na Escola é continuo”, concluiu.

 

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 10 de junho de 2011.