4 mil alunos municipais na 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Cerca de 4 mil alunos de 22 escolas municipais de ensino fundamental de Passo Fundo participaram nesta terça-feira da primeira fase 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

Cerca de 4 mil alunos de 22 escolas municipais de ensino fundamental de Passo Fundo participaram nesta terça-feira da primeira fase 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. O evento é uma promoção dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e visa estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil.
Durante o turno da manhã, secretária de Educação, professora Vera Vieira, acompanhou a aplicação da prova na Escola Municipal Urbano Ribas, oportunidade em que destacou a participação das escolas da Rede Municipal em função de ser um evento em nível nacional, com jovens de escolas públicas de todo território brasileiro. Em conversa com os alunos antes da prova, Vera frisou a importância da participação e do esforço deles e que vencer a olimpíada não é o principal. Sobre a preparação desses jovens, a secretária disse que sabe da competência dos professores da Rede, salientando que os investimentos da administração municipal estão fortalecendo cada vez mais seu quadro de educadores.
Nessa fase, uma prova objetiva de 20 questões foi aplicada em cada uma das escolas inscritas. Na segunda fase, que acontece no mês de setembro, será destinada para 5% dos alunos com melhor pontuação em cada nível durante a 1ª fase. Seguindo instruções e gabaritos elaborados pela direção acadêmica da Olimpíada, as escolas são as responsáveis pela correção das provas da primeira fase. “Cada escola deverá enviar para a coordenação geral da olimpíada, dentro dos prazos estabelecidos no calendário oficial do evento, um documento indicativo do número dos alunos classificados para a segunda fase, com seus respectivos cartões-resposta”, disse Vera.
A coordenadora de Matemática da Secretaria de Educação (SME), professora, Mariane Giareta, destacou que a olimpíada é um projeto que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos de todo o país. “Além de incentivar e aperfeiçoar o professor, essa ação identifica jovens talentos para quem sabe, ingressarem nas áreas científicas e tecnológicas”, disse a educadora.
Pelo quarto ano participando da olimpíada, aluna da 8ª série, Maria Carolina Peres, de 14 anos, contou que gosta de matemática, sugerindo que o segredo para gostar da disciplina é refazer os trabalhos de aula em casa. Já Jéssica Montovani, 14 anos e também aluna da 8ª série, ressaltou a importância dessa oportunidade: “Estou valorizando muito esta prova em função de muitos alunos não terem esta chance”, disse ela. Os jovens das escolas municipais  participaram dos dois níveis oferecidos para o ensino fundamental, nível um, 5ª a 6ª série (6º e 7º anos), e nível 2, 7ª e 8ª série (8º e 9º anos).
A 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas premiará alunos, professores, escolas e secretarias de educação. No total 500 medalhas de ouro, 900 de prata e 1800 de bronze. Além disso, serão concedidos certificados de menção honrosa a até 30.000 alunos. Mais informações através do www.obmep.org.br.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 8 de junho de 2010.