Nesta quinta-feira, no Teatro Múcio de Castro, o prefeito municipal Airton Lângaro Dipp, deu posse para 32 diretores das escolas de ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino que foram eleitos por suas comunidades escolares no último dia 25 de novembro. Esses educadores estarão à frente das escolas no triênio 2010/2012.

Nesta quinta-feira, no Teatro Múcio de Castro, o prefeito municipal Airton Lângaro Dipp, deu posse para 32 diretores das escolas de ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino que foram eleitos por suas comunidades escolares no último dia 25 de novembro. Esses educadores estarão à frente das escolas no triênio 2010/2012.
Na oportunidade, Dipp falou sobre a grande responsabilidade de quem é eleito democraticamente por uma comunidade, lembrando que na sua primeira gestão como prefeito de Passo Fundo, dos anos de 1989 a 1992, foi enviado ao Legislativo o projeto da eleição de diretores, uma inovação no Estado do Rio Grande do sul na época. “Numa gestão realizada por professores eleitos pela comunidade existe um melhor entrosamento, o que possibilita dos objetivos serem alcançados gradativamente e com mais força”, disse o chefe do Executivo.
Ele ainda ressaltou que em recente pesquisa, realizada no mês de dezembro de 2009, foi apontado que a Educação oferecida pela Prefeitura Municipal é a área mais reconhecida pelo cidadão passo-fundense. “Por isso vocês estão de parabéns, é o desempenho dos diretores e professores, junto com a interação com a comunidade escolar que possibilita esse avanço no ensino.
A secretária de Educação, professora Vera Vieira, também mencionou sobre o desafio ainda maior em função do voto da comunidade. “ Dirigir uma escola exige coragem e cuidado, ousadia e humildade. É preciso dirigir tendo consciência de que a mudança é um processo gradativo e continuado, não um simples ato de vontade, ela acontece por meio do diálogo e da negociação, sem atropelos ou precipitações para que o resultado seja consistente e duradouro”, disse ela.
Vera destacou ainda o cuidado da atual administração municipal com a Educação de qualidade ao garantir o ingresso de novos profissionais através de concurso público, como o realizado em 2009, para todas as áreas do conhecimento. “Em 2010 vamos nomear 35 assistentes para as escolas de educação Infantil, além de mais professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental”, disse a secretária.
Falando em nome de todos os nomeados, a diretora da Escola Municipal Antonino Xavier, professora Marli Schaule, lembrou que a escola é uma construção coletiva e tem o papel fundamental de oferecer ao aluno o conhecimento produzido pela humanidade, para que eles se apropriem das ferramentas culturais necessárias para intervir no mundo. ”Cabe à nós, diretores eleitos pela comunidade escolar, conduzir esse processo lado a lado com todos os atores sociais envolvidos: alunos, pais, professores, funcionários e a equipe da Secretaria de Educação”, concluiu.
Também presente, o presidente do Legislativo, Diógenes Baségio, ressaltou a importância do momento por se tratar da área da Educação, que segundo ele, é a grande transformadora da comunidade.
Desafios para 2010
Aproveitando o momento, Dipp falou sobre os desafios de 2010, destacando algumas ações que o Executivo realizará neste ano em benefício da Educação. Além de reformas e ampliação de escolas, também com construções de novos educandários, conforme o cronograma financeiro de 2010, o prefeito salientou que existe uma grande preocupação com o servidor municipal de modo geral, e no caso específico, com os professores. Ele anunciou que serão nomeados professores da Educação Infantil, além de secretários de escolas. Também falou sobre a responsabilidade dos avanços salariais, dizendo que neste mês de janeiro, conforme o plano de carreira do servidor, será concedido um aumento de 7%. “E em abril vamos buscar a correção do INPC no salário dos professores, além dos desembolsos das licenças prêmios, conforme o combinado com os professores juntos as escolas”, disse ele, que se mostrou otimista no cumprimento de todas essas questões.
Vera Vieira também anunciou que novos laboratórios de informática serão instalados nas escolas dentro do Programa de Inclusão Digital.
Diretores Eleitos
Escola Diretor (a)
EMEF Antonino Xavier Marli Schaule
EMEF Arlindo de Souza Mattos Rosane Vieira Fernandes
EMEF Arlindo Luiz Osório Joice Maria Bringhenti
EMEF Benoni Rosado Elizabete Espíndola de Morais
EMEF Cohab Secchi (CAIC) Ivana de Souza da Silva
EMEF Corolnel Lolico Lúcia Helena de Gouveia
EMEF Coronel Sebastião Rocha Maria Dirlei Cunha Domingos
EMEF Daniel Dipp Sônia Fermina Beck Grando
EMEF Dom José Gomes Beatris de Góis
EMEF Dyógenes Martins Pinto Silvana Maira Rosa
EMEF Eloy Pinheiro Machado Márcia Cristina Leida dos Santos
EMEF Etelvina Rocha Duro Magnori de Fátima dos Santos
EMEF Frederico Ferri Rosiclér Rosso Attolini
EMEF Fredolino Chimango Terezinha de Fátima Nunes Farias
EMEF Georgina Rosado Silvana Canal Costa
EMEF Guaracy Barroso Marinho Rejane Maria de Almeida Inchoste
EMEF Irmã Maria Catarina Sofia de Fátima da Silva Oliveira
EMEF Jardim América Eloisa Zanette Veiga
EMEF Leão Nunes de Castro Zulmara Andrade Lorenzine
EMEF Lions Clube P.F. Norte Eloísa da Silva Nunes
EMEF Nossa Senhora Aparecida Rosmari Deggerone
EMEF Pe. José de Anchieta Fátima Rita da Silva
EMEF Prof. Arno Otto Kiehl Deonice da Silva Gomes
EMEF Professora Helena Salton Marisa Teresinha Palma Silveira
EMEF Romana Gobbi Elide Mattiello Vanz
EMEF Santo Agostinho Stela Maris Miranda Martins
EMEF Santo Antônio Marli Salete Nadal da Silva
EMEF São Luiz Gonzaga Luiz Ilon Lyrio de Oliveira
EMEF Senador Pasqualini Janete Paranho da Silva
EMEF Urbano Ribas Kátia Lopes Gobbi
EMEF Wolmar Salton Elisane Cavol Alerico
EMEF Zeferino Demétrio Costi Jeanete Basso
[caption id="attachment_914" align="alignleft" width="360"]
