Professores da Rede Municipal se preparam para a Pré-Jornada e Pré-Jornadinha

Professores da Rede Municipal se preparam para a Pré-Jornada e Pré-Jornadinha

Professores da rede municipal se reuniram nesta sexta-feira, para o evento de lançamento da  Pré-jornada e da Pré-Jornadinha Nacional de Literatura. O encontro ocorreu no auditório da UPF idiomas.

A Pré-Jornada é uma movimentação cultural de grupos interdisciplinares que fazem a leitura antecipada das obras dos autores convidados para a 13ª Jornada Nacional de Literatura, objetivando analisar e interpretar os textos para elaborar atividades de leitura. Essa ação é uma forma de os interessados se prepararem para o evento, que acontece de 24 a 28 de agosto deste ano.

A professora da UPF, Solange Bresolin, integrante da equipe da Jornada, explicou que existem duas modalidades de participação, uma é o fórum eletrônico e a outra de práticas leitoras. No Fórum, pela Internet, os participantes devem escolher três autores e suas respectivas obras, a partir da lista disponível no folder da Pré-Jornada ou no fórum dela, no site www.jornadadeliteratura.upf.br. Nesse fórum, deve ser postado pelos professores participantes, no mínimo um comentário crítico consistente a respeito de cada obra até dia 7 de agosto.

Já na modalidade de práticas leitoras, devem-se formar grupos de no máximo dez integrantes, escolhendo também três autores e suas obras indicadas na lista. A partir das leituras realizadas, os professores precisam elaborar três práticas leitoras a serem desenvolvidas em diferentes espaços e segmentos sociais, como escolas, bibliotecas, salões de igrejas e CTGs, entre outros espaços oferecidos pela comunidade. Essas práticas poderão se constituir de debates sobre os autores da 13ª Jornada e as obras indicadas, contação de histórias, projeção de filmes, varal de poesias entre outras.

Também foram tratadas questões da Pré-Jornadina, que constitui-se na leitura de uma ou mais obras dos autores que estarão presentes na 5ª Jornadinha Nacional de Literatura. É momento dos alunos do ensino fundamental e do ensino médio, com a mediação dos professores, de serem incentivados a conhecer previamente autores e obras, além de desenvolver discussões sobre o tema da Jornada - “Arte e tecnologia: novas interfaces”.

Rede Municipal

A Prefeitura Municipal de Passo Fundo, através da Secretaria de Educação (SME), enviou recentemente às escolas municipais um documento para preenchimento dos dados dos professores participantes. Segundo a coordenadora de Projetos de Leitura da SME, doutora Ivânia Campigotto Aquino, as escolas já retornaram essa correspondência à secretaria, que realizará a inscrição dos educadores junto à jornada. Ela também salientou, que a administração municipal irá custear 50% do valor das inscrições dos professores municipais.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 17 de abril de 2009.