Conselho de Educação orienta escolas infantis
O Conselho municipal de Educação (CME) está dando um prazo até junho do corrente ano, para que todas as escolas de educação infantil localizadas em Passo Fundo, que ainda tem problemas, se adaptem à legislação. Atualmente mais de 5 mil alunos são atendidos nesses estabelecimentos, alguns dos quais possuem documentação ultrapassada, afirma a presidente do conselho, professora Carla Corrales Garcez. Todas as escolas do município estão em situação regular, esclarece.
De acordo com a professora Carla, essas escolas devem elaborar projeto político pedagógico, regimentos escolares e proposta curricular. Atualmente algumas delas não têm a documentação completa, e os planos de ensino são ultrapassados. Por isso, explica a presidente, o conselho quer que todas se adaptem à realidade das crianças e à atual conjuntura.
Essas determinações, informa Carla, são no sentido de que as escolas infantis tenham melhor qualidade e possam prestar serviços qualificados ao público infantil. Passo Fundo conta hoje com 47 escolas particulares, 16 assistenciais e 26 municipais, que trabalham com 5.733 alunos, conforme levantamento de 2008. O próximo levantamento deve ser feito em abril.
MUNICÍPIO
Em Passo Fundo, segundo o conselho, existem mais de 1700 alunos excedentes e por isso precisam ser encontradas formas de atendê-los, argumenta a presidente. Lembra que uma solução alternativa encontrada pela secretaria municipal de Educação foi o atendimento em turno parcial, para crianças de 4 e 5 anos, “exceto para os casos em que as mães realmente não conseguem ficar com as crianças”. Com isso, mais crianças podem ser atendidas no turno inverso, completa.
Conforme a professora Carla Garcez, o atendimento parcial é viável, tendo amparo na legislação da educação. Também relata que o poder público está empenhado na construção e ampliação de novas escolas para atender essa crescente demanda.
Carla Garcez fez questão de acentuar, ainda, que todas as escolas municipais de educação infantil estão com a documentação e regimento regulares. A presente orientação serve para as demais escolas que funcionam em Passo Fundo.
RESOLUÇÃO
A Resolução nº 11 do CME prevê a elaboração de projeto político pedagógico, regimento e proposta curricular. Segundo o documento, projeto político pedagógico é o plano da Instituição que expressa as ações a serem realizadas no processo administrativo e pedagógico da escola, de abrangência ampla e deve contar com a participação de toda a comunidade escolar, deve conter objetivos que expressam as metas, princípios, visão de futuro e finalidades de educação.
O Regimento Escolar é o documento oficial que disciplina a vida escolar, define a organização e o funcionamento do estabelecimento de ensino o quanto aos aspectos administrativos e pedagógicos. Já a Proposta Curricular ordena o currículo da escola.
De acordo com a professora Carla, essas escolas devem elaborar projeto político pedagógico, regimentos escolares e proposta curricular. Atualmente algumas delas não têm a documentação completa, e os planos de ensino são ultrapassados. Por isso, explica a presidente, o conselho quer que todas se adaptem à realidade das crianças e à atual conjuntura.
Essas determinações, informa Carla, são no sentido de que as escolas infantis tenham melhor qualidade e possam prestar serviços qualificados ao público infantil. Passo Fundo conta hoje com 47 escolas particulares, 16 assistenciais e 26 municipais, que trabalham com 5.733 alunos, conforme levantamento de 2008. O próximo levantamento deve ser feito em abril.
MUNICÍPIO
Em Passo Fundo, segundo o conselho, existem mais de 1700 alunos excedentes e por isso precisam ser encontradas formas de atendê-los, argumenta a presidente. Lembra que uma solução alternativa encontrada pela secretaria municipal de Educação foi o atendimento em turno parcial, para crianças de 4 e 5 anos, “exceto para os casos em que as mães realmente não conseguem ficar com as crianças”. Com isso, mais crianças podem ser atendidas no turno inverso, completa.
Conforme a professora Carla Garcez, o atendimento parcial é viável, tendo amparo na legislação da educação. Também relata que o poder público está empenhado na construção e ampliação de novas escolas para atender essa crescente demanda.
Carla Garcez fez questão de acentuar, ainda, que todas as escolas municipais de educação infantil estão com a documentação e regimento regulares. A presente orientação serve para as demais escolas que funcionam em Passo Fundo.
RESOLUÇÃO
A Resolução nº 11 do CME prevê a elaboração de projeto político pedagógico, regimento e proposta curricular. Segundo o documento, projeto político pedagógico é o plano da Instituição que expressa as ações a serem realizadas no processo administrativo e pedagógico da escola, de abrangência ampla e deve contar com a participação de toda a comunidade escolar, deve conter objetivos que expressam as metas, princípios, visão de futuro e finalidades de educação.
O Regimento Escolar é o documento oficial que disciplina a vida escolar, define a organização e o funcionamento do estabelecimento de ensino o quanto aos aspectos administrativos e pedagógicos. Já a Proposta Curricular ordena o currículo da escola.