Fórum Municipal de Educação discutiu a construção da aprendizagem
Na semana seguinte à inauguração da nova Escola Municipal de Ensino Fundamental Etelvina Rocha Duro, no Parque Farroupilha, que comporta 500 alunos, a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação (SME), realizou na quinta-feira, 12/07, o Fórum Municipal de Educação 2007, no Portal das Linguagens da Universidade de Passo Fundo (UPF). A Secretaria de Educação ofereceu para, aproximadamente, mil educadores do Sistema Municipal de Ensino, discussões sobre o tema: “Construindo Aprendizagens”, dando continuidade ao programa de formação continuada de professores e gestores.
O secretário municipal de Educação, Elydo Alcides Guareschi, ressaltou que o Fórum deste ano acontece em um cenário especial, dentro das comemorações dos 150 anos do município de Passo Fundo, além de destacar a integração da Gincana Cultural dos 150 anos, que termina na sexta-feira, 13/07, e envolveu as três Redes de Ensino: municipal, estadual e particular. Na oportunidade, Guareschi salientou a amplitude do Sistema Municipal, que está com mais de 18 mil alunos em todos os seus níveis de ensino.
“Vamos refletir e pensar sobre aquilo que nos une como um sistema educacional. Todas as escolas, todos os professores, funcionários e alunos somos este sistema. Quem participa se compromete!”, disse o titular da SME, que definiu como fundamental a qualidade da educação, o programa de formação continuada dos professores e gestores. Segundo o prefeito municipal, Airton Lângaro Dipp, é importante buscar de maneira integrada aprimorar o conhecimento para transferir aos alunos. Falou também que Passo Fundo é referência em educação no Estado, além de lembrar do novo ciclo de desenvolvimento tecnológico da cidade, com modernos laboratórios de informática nas escolas, com o Pólo de Software, com a produção de energia renovável e a instalação do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). “Estamos num bom momento”, comemorou Dipp.
“Ao longo da nossa história, todos os homens e mulheres da nossa terra deram sua parcela de contribuição para que se chegasse nesse estágio de desenvolvimento econômico e social. Mas, sabemos que ainda precisa avançar muito ao longo dos próximos anos, e, para isso, nosso principal segmento é a educação em todos os níveis”, acrescentou o chefe do Executivo.
Também estiveram presentes outros integrantes da Administração Municipal, como o vice-prefeito municipal, Adirbal Corralo, o secretário de Habitação, René Cecconello, e o secretário de Cultura e Desporto, Cezar Augusto dos Santos.
Conferências
Sob o tema: “Aprendizagem no contexto escolar: autores e atores em processo”, o doutor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor Lucídio Bianchetti, destacou em sua explanação questões como a diferença entre autoridade e autoritarismo no processo pedagógico, e do problema entre a distância da família com a escola. “As famílias estão atribuindo muita responsabilidade à escola, até pouco tempo isso era compartilhado. É muito ‘peso’ nos professores e na escola, além de dar conta de suas determinações, assumir outras atribuições”, definiu Bianchetti.
Já no turno da tarde, aconteceu um debate com o tema: “Família x Escola: cenas de uma relação”, com a psicóloga Tatiana Bertoldo Macedo (abordagem psicológica), com o professor doutor Altair Alberto Fávero (abordagem filosófica), e com o doutor Lucídio Bianchetti (abordagem sociológica).
A importância do evento se verificou pela sua freqüência desde as primeiras horas da manhã, movimento que perdurou até o encerramento do Fórum, onde os organizadores registraram a presença de centenas de participantes, todos integrantes do sistema municipal de ensino.
Autoridades municipais prestigiaram o Fórum da Educação
O prefeito Airton Dipp destacou, na abertura do evento, alguns pontos e números positivos na área da educação no município
Organização envolveu até as autoridades num momento de interação e descontração
Fotos: Hermano Favero/Mario Quadros