2ª etapa da Gincana dos 150 anos resgatou a história de Passo Fundo
Sábado à tarde, dia 30/06, em comemoração ao Sesquicentenário do município de Passo Fundo, aconteceu a 2ª etapa da Gincana Cultural 150 anos, nas dependências da Escola Estadual Protásio Alves. Estão participando da gincana alunos do ensino fundamental, de 4ª a 8ª séries, das escolas municipais, estaduais e particulares, organizados em equipes.
Idealizada pela administração Dipp/Corralo, através da Secretaria de Educação (SME), a gincana chegou na segunda fase com 21 equipes, que passaram pela 1ª etapa após gincanas internas nas escolas, e agora, esperam o resultado da prova sobre a história de Passo Fundo aplicada nesse sábado. As seis questões abordaram, atividades econômicas que tiveram influência na história, à organização política passo-fundense no início do século XX, ocuparam um bom tempo dos jovens, que se prepararam após estudarem uma bibliografia disponibilizada pela Comissão do Sesquicentenário.
A correção da prova está sob a responsabilidade do Curso de Mestrado de História da Universidade de Passo Fundo (UPF) e da Comissão de Educação e Cidadania. O resultado final será divulgado nesta sexta-feira, 06 de julho.
Para o diretor da Escola Estadual Protásio Alves, professor Marco Favero, foi um prazer receber várias comunidades escolares e uma oportunidade para outras pessoas conhecerem o educandário. “Sempre apoiamos as atividades realizadas no nosso município”, frisou ele. O coordenador pedagógico da Escola Notre Dame, Ênio José Poletto, ressaltou a proposta da gincana, de retomar a história de Passo Fundo. “Como a história da cidade é vista na 3ª ou 4ª séries, dificilmente ela é retomada. Quem participou da gincana dos 150 anos não vai esquecer o conteúdo nunca mais”, ressaltou o educador.
A representante da Comissão Organizadora Interinstitucional da Gincana Cultural dos 150 anos, Cínara Ramos Bernardelli, salientou que a gincana está alcançando seus objetivos. “Estamos satisfeitos com o número de escolas participantes”, disse ela, destacando o grande número de alunos das escolas municipais.
Também uma das responsáveis pela comissão, a educadora da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Zeila Zilio Guedes, comemorou a iniciativa de unir as três redes de ensino em prol do Sesquicentenário. “Todos nós fazemos parte de Passo Fundo, o trabalho tem que ser integrado”, afirmou Zeila.
Etapa final
No próximo dia 13 de julho, acontece a “3ª etapa da Gincana Cultural dos 150 anos”, desta vez, no Campus da UPF, com transmissão ao vivo pela UPF/TV. A escola da equipe campeã receberá um microcomputador, e cada integrante do grupo um mp3 player, além do professor orientador também receber um aparelho de DVD. As outras duas escolas finalistas ganham Kit de livros sobre a história de Passo Fundo.
Coordenadora orientou as equipes momentos antes da prova
Secretário de Educação Alcides Guareschi acompanhou a prova
Fotos: Hermano Favero