Prefeitura quer apoio da Uampaf na UP

Prefeitura quer apoio da Uampaf na UP

Quinta-feira, dia 14/12, no gabinete do prefeito municipal, Airton Lângaro Dipp, aconteceu uma reunião com representantes da União das Associações de Moradores de Passo Fundo (Uampaf) e presidentes de bairros. O encontro foi solicitado pela equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME), no qual o secretário, Alcides Guareschi e o prefeito Dipp, explanaram e trocaram idéias com os presentes sobre a Universidade Popular (UP).

Na oportunidade, o prefeito destacou a importância da aproximação dos líderes comunitários com o executivo, para envolver ainda mais os moradores nos programas da UP.

Em seu primeiro ano de funcionamento, a UP contou com três programas: Pré-Vestibular Popular, que preparou alunos para os concursos vestibulares; Capacitação para o Trabalho, através do Centro de Ensino Profissionalizante Manoel Cháo Alonso, que oferece cursos técnicos de curta duração; e Alfabetização de Adultos, com mais de 390 alunos em 24 turmas formadas na cidade .

O secretário Guareschi, frisou que a UP é um elo à qualidade de vida das pessoas que não tiveram oportunidade, por algum motivo, de freqüentar uma escola regular.

“Os três programas estão tendo forte impacto na comunidade”, revelou ele, referindo-se ao número de aprovados até agora no Pré-Vestibular Popular, ao resultado da Capacitação para o Trabalho, e a satisfação dos inscritos no programa de Alfabetização de Adultos. Também presente, a professora Jalila Patussi, apresentou dados sobre o analfabetismo em Passo Fundo, enfatizando que não podemos ficar ausente à essa realidade.

A Uampaf também foi convidada pela Prefeitura para integrar o conselho consultivo da UP, com objetivo de discutirem juntos novos programas ligados à educação popular.


Novo programa em 2007

Além dos três atuais programas da UP, foi divulgado hoje uma novidade para 2007, o “Programa de Alfabetização Tecnológica”. Nesse programa, que acontecerá nos 14 Centros de Inclusão Digital que já estão sendo instalados nas escolas municipais, as comunidades serão inseridas no ‘mundo’ da informática. Aulas de informática básica serão oferecidas gratuitamente à população dos bairros, quando os computadores não estiverem sendo usados para o ensino. Outra novidade, é que durante o horário de aula dos alunos nos centros, sempre ficará um computador conectado à Internet para o uso dos trabalhadores, ou demais pessoas que necessitarem do recurso em caráter urgente.



Prefeitura conta com a Uampaf para divulgação dos programas

Foto: Gilmar Fernandes

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 14 de dezembro de 2006.