Plano Municipal de Educação: novo documento será enviado as escolas
As sete sub-comissões de constituição do Plano Municipal de Educação, que desde março de 2006 estão trabalhando na formulação do projeto, reuniram-se no turno da tarde de sexta-feira, (21), durante o Fórum Municipal de Educação.
Pela manhã, logo após a conferência do Doutor Eli Benincá, fez uma reflexão sobre o Plano, integrantes das sete sub-comissões: sub-comissão de Educação Infantil, Alfabetização e Letramento, de Ensino Fundamental, Alfabetização e Letramento, de Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular, de Educação Especial, de Educação Profissional, de Valorização do Magistério e de Financiamento e Gestão, fizeram uma apresentação do Projeto, ilustrando a realidade e discutindo possíveis diretrizes. No turno da tarde, os participantes - professores e representantes de pais e alunos - reuniram-se com as sub-comissões escolhidas por eles, dando continuidade as discussões com objetivo de sugerir idéias novas e debater ações para o projeto.
Na sub-comissão de Educação Infantil, grande parte das considerações foram pertinentes, garantiu a coordenadora do Setor de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SME), professora Sílvia Scartazzini. “A formação específica de professores e o mapeamento das necessidades de vagas a crianças da comunidade, objetivando a análise de possíveis ampliações ou construções de espaços adequados, - conforme a legislação municipal -, estiveram no debate”, disse ela. A coordenadora também salientou a importância do convívio familiar ao desenvolvimento da criança e, para isso, a sub-comissão sugere o máximo de 10 horas a sua permanência na escola de educação infantil.
A diretora da Divisão de Educação, professora Maria Salete Fernandes Telles, salientou que a sub-comissão de ensino fundamental abordou entre outros assuntos: a universalização do atendimento, para garantir acesso e permanência de todas as crianças na escola, e a formação continuada dos docentes. “Também destacamos a necessidade de viabilizar o funcionamento de mais escolas em tempo integral, para crianças e adolescentes de famílias com menor renda”, disse a educadora.
Com a tarde de estudos das sete sub-comissões, foi elaborado um novo documento que será encaminhado às escolas municipais para avaliação, e, posteriormente, voltará à SME para ser anexado ao projeto do Plano. Isto permite o encaminhamento à aprovação do Legislativo e do Conselho Municipal de Educação (CME).
Sub-comissão de educação infantil.