Fórum municipal de educação reuniu mais de mil educadores
A administração Dipp/Corralo, através da secretaria municipal de Educação (SME), promoveu ontem, (21), nas dependências do Centro de Cultura e Lazer Popular, localizado junto ao Portal das Linguagens no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF), campus I, mais um Fórum Municipal de Educação.
Contando com mais de mil educadores, além de representantes de pais e alunos, o evento ofereceu um dia de reflexões conjuntas sobre a elaboração do Plano Municipal de Educação, que vem atender a Lei nº 10.172/2001, do Plano Nacional de Educação. Essa lei estabelece que os municípios devem elaborar os seus planos de acordo com o Plano Nacional e o Estadual. Por conseqüência, a atual administração municipal iniciou o processo de elaboração do plano, que deverá conter as diretrizes e metas da Educação Municipal para os próximos 10 anos.
O secretário municipal de Educação, Elydo Alcides Guareschi, exaltou a importância do momento, um dia de estudo, trabalho e confraternização, onde todos estavam assistindo o “nascimento” do Plano Municipal de Educação. “Todos nós juntos, com os pés no chão e os olhos no futuro, vamos analisar os vários detalhes do Plano, que posteriormente será apresentado ao Conselho Municipal de Educação (CME), e a Câmara Municipal de Vereadores, para sua aprovação. A educação que desejamos ainda está em construção”, comentou o secretário.
Segundo o prefeito municipal, Airton Lângaro Dipp, a partir do Fórum as questões serão aprofundadas e formatadas em um projeto definitivo, que conduzirá a educação na cidade de Passo Fundo. O prefeito também afirmou que a educação infantil e o ensino fundamental serão os “pilares” do Plano, juntamente com a ampliação do ensino profissionalizante, da alfabetização de adultos, e da educação especial.“A educação é o processo que irá mudar a médio e longo prazo o nosso País, o Estado, e o Município. Por isso vamos concentrar nossos esforços e toda capacidade de administração pública no crescimento da educação, para que tenhamos nos demais segmentos, como o social, a segurança e o desenvolvimento econômico, uma harmonia”, conclui Dipp.
Também presente, o presidente do Legislativo, Valdir Mendes, ressaltou a qualidade do ensino no município de Passo Fundo e a forma com que o Plano está sendo elaborado, “coletivamente”.
No inicio das atividades, pela manhã, o Projeto artístico da SME, chamado Pró-Arte, realizou uma emocionante apresentação com 300 alunos da Rede Municipal de Ensino.
Conferência
Conferência Logo após a abertura do encontro, o convidado da SME à palestrar, Doutor Eli Benincá, fez uma reflexão sobre o Plano Municipal de Educação. Ele questionou para qual sociedade o Plano deverá ser elaborado, a atual? Ou a sociedade emergente? “A importância do trabalho desse Fórum está vinculado ao planejamento da sociedade, que está em movimento, devemos pensar nas transformações para não nos limitarmos à atender somente a sociedade atual”, acrescentou Benincá.
Sub-comissões
Logo após a conferência de Eli Benincá, integrantes das sete sub-comissões de elaboração do Plano Municipal de Educação: sub-comissão de Educação Infantil, Alfabetização e Letramento, de Ensino Fundamental, Alfabetização e Letramento, de Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular, de Educação Especial, de Educação Profissional, de Valorização do Magistério e de Financiamento e Gestão, fizeram uma apresentação do Projeto. No turno da tarde, os participantes reuniram-se com as sub-comissões escolhidas por eles, com objetivo de sugerir e discutir ações para o projeto.
Fórum elabora política municipal de educação.
Público atento às discussões.