Escola municipal contextualiza a Copa do Mundo
As escolas do Sistema Municipal de Ensino estão aproveitando o momento para desenvolver atividades relacionadas com a Copa do Mundo de futebol.
Nesse sentido, a equipe de educadores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Luiz Osório contextualizou a magia do futebol em atividades que permitem compreender a Copa do Mundo de forma interdisciplinar.
Segundo a diretora da escola, professora Joice Maria Bringhenti, as “chaves” da Copa foram divididas entre as séries da escola, que foram separadas em 32 grupos, onde cada um deles trabalhou um país participante do mundial.
Nas aulas de história e geografia os educadores concentraram as atividades sobre o Brasil e Alemanha, com estudos sobre a população, língua, renda, localização, sistema de governo, religião, cultura e a economia. Já nas aulas de inglês, a diretora contou que o foco ficou na pronúncia e na escrita.Nos períodos de Educação Artística, ministrado pela educadora Miriam Giareta Goelner, foi expressado todo conteúdo absorvido nas aulas teóricas, onde as crianças confeccionaram banners dos países da Copa e bonecos simbolizando os principais jogadores, “Eles usaram as várias habilidades e técnicas das artes plásticas”, disse Goelner.
Na disciplina de português, foram realizadas atividades diferenciadas: programas de rádio foram produzidos na hora do intervalo para serem passadas informações a todos os colegas, além da oportunidade para os alunos inibidos “soltarem-se” à frente do microfone. “O envolvimento dos alunos foi incrível”, exaltou Joice Bringhenti.
A aluna da 8ª série da escola, Ana Paula Costa, de 13 anos, contou que as atividades foram produtivas em função da oportunidade de saber mais sobre a história das Copas do Mundo. “Estou conhecendo a cultura de outros países”, contou a jovem.
O torneio foi explorado em toda sua dimensão educativa.
Banners trouxeram um pouco da história.