Curso de Educação Inclusiva reuniu 28 municípios
Para uma educação igualitária e solidária, o ponto de partida é o conhecimento da realidade. Com este objetivo a administração Dipp/Corralo ofereceu o curso de gestores e educadores do Programa de Educação Inclusiva “Direito à Diversidade”, encerrado sexta-feira, dia 9.
“Encantador”, foi a definição da diretora de uma escola da cidade de Serafina Corrêa, a educadora Marinete Salvi Torteli, para o evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo (SME), que contou com a participação de 28 municípios da região. Ela salientou a organização do curso a qualidade dos palestrantes e as atividades diversificadas oferecidas. “Estamos levando para Serafina idéias novas”.
Em uma das atividades do encontro, a educadora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutora Gládis Perlin, que é surda, enfocou a inclusão numa perspectiva da diferença, como a diferença cultural.
“Lutamos muito pela mudança dentro da sociedade, para que as pessoas conheçam o nosso jeito, e o sujeito a partir da diferença, e não como deficientes. Somos um povo, temos uma cultura, uma história, uma língua, como os ouvintes. Queremos viver junto à todos, mas não de maneira inferior ou como sujeitos subalternos”, destacou a Doutora.
As atividades propostas desde terça-feira, 06, difundiram políticas de construções de sistemas educacionais inclusivos, apoiando o processo de implantação e consolidação do Programa de Educação Inclusiva “Direito à Diversidade”.No encerramento do curso foi apresentado um documento conclusivo sobre Ações Inclusivas que podem ser realizadas nos municípios.
O curso foi aprovado pelos participantes.
O evento contou com auxílio de intérpretes.