SME realizou 8.314 atendimentos através do CEMAE

SME realizou 8.314 atendimentos através do CEMAE

O CEMAE (Centro Municipal de Atendimento ao Educando), é responsável por ações inovadoras paralelas ao processo ensino aprendizagem, através de um acompanhamento, pedagógico, psicológico, fonoaudiológico e médico, possibilitando o resgate de crianças e adolescentes que apresentam dificuldades na aprendizagem e adaptação escolar. Como é vinculado à Secretaria Municipal de Educação (SME), ele assessora as 41 escolas de ensino fundamental e as 26 de educação infantil.

Segundo a coordenadora do setor, Enelise Cardoso Gobbi, ao conhecer a realidade das escolas do Sistema nota-se as dificuldades apontadas. Um grande número de alunos, no que se refere à aprendizagem, e como é um processo amplo, não pode se limitar apenas a aprender os diversos conteúdos do currículo.

“Os fenômenos que interferem na educação não são somente pedagógicos, envolvem fatores emocionais, familiares, culturais, orgânicos e sociais”, frisou a coordenadora. Os educadores das escolas municipais entram em contato com o CEMAE quando detectam problemas nos alunos.

O Centro promove reuniões, cursos e palestras, além de visitas periódicas às escolas, a fim de orientar e auxiliar professores para ações pedagógicas mais eficazes, sugerindo manejos específicos e atividades para cada caso.

O setor é constituído por uma equipe multidisciplinar e atualmente presta serviços preventivos e também terapêuticos. Somente no ano de 2005, realizou 8.314 atendimentos. Só na área da psicologia, foram quase 3.000, entre individuais e de grupo-terapia.

O CEMAE também estabelece relações de parcerias com diversas secretarias, órgãos e entidades, para que se efetive uma rede de atendimento buscando alternativas e soluções para as necessidades específicas que surgem nos encaminhamentos e atendimentos feitos no setor.

O atendimento continua ocorrendo normalmente durante o período de férias das escolas de ensino fundamental, e da educação infantil, onde as crianças continuam as atividades normalmente.

“Existem casos que o tratamento não pode ser interrompido, algumas crianças necessitam de uma orientação continua”, garantiu Enelise.

O CEMAE localiza-se na Avenida Brasil, 792, fundos do Teatro Múcio de Castro. Mais informações pelo fone 3311 9907.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 17 de janeiro de 2006.